TJSP recebe estudantes de Direito para júri simulado
Alunos do curso de Direito do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob) participaram, na sexta-feira (14), de julgamento simulado no Salão do Júri do Palácio da Justiça. A experiência, realizada no mesmo local em que, entre 1927 e 1988, ocorreram alguns julgamentos célebres, como de Chico Picadinho e do bandido da Luz Vermelha, é essencial para o aprendizado dos estudantes. São assimiladas técnicas de oratória, estratégias de argumentação e habilidades corporais e de oratória.
Na abertura, o professor Rafael Bragagnole Cambaúva expressou satisfação com a atividade. “Desde que fiquei sabendo que existia a possibilidade de usar esse espaço histórico em que temos o privilégio de estar hoje, quis fazer algo assim.” Lembrou também que, para a instituição, foi um evento comemorativo. “A gente vai carregar com muita alegria essa memória de que no aniversário de 60 anos da Unifeob, estivemos aqui fazendo pela primeira vez uma atividade dessa natureza”, disse.
Os alunos atuaram como promotores de Justiça, advogados de acusação e defesa, testemunhas e réu, e vivenciaram todas as fases de um Tribunal do Júri. O papel de juiz presidente coube ao professor William Cardozo Silva, que, ao final, celebrou a importância da simulação. “Vocês alunos são privilegiados e hoje não colocaram somente um tijolinho a mais no aprendizado, colocaram um muro inteiro”, afirmou. Também participou da atividade o professor Allison Rodrigo Batista dos Santos Mori.
Júri simulado – Universidades interessadas em realizar sessões de julgamento simuladas no Palácio da Justiça podem fazer o agendamento on-line.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – RM (texto) / LC (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp