eproc: novo gerador de ementas integrado ao sistema
Padronização e agilidade.
O eproc recebeu uma nova funcionalidade que traz ainda mais praticidade ao trabalho dos gabinetes: o gerador de ementas integrado ao sistema. A ferramenta utiliza inteligência artificial para criar automaticamente proposta de ementa a partir dos conteúdos do processo, especialmente do relatório e do voto, seguindo o Manual de Padronização de Ementas e as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça.
Com apenas alguns cliques, o usuário aciona diretamente na minuta a opção “Gerar Ementa por IA” e obtém um texto automaticamente formatado e padronizado, tornando a elaboração muito mais ágil. O sistema também insere o aviso “Conteúdo Gerado por IA – Sujeito a Revisão Humana”, reforçando que a conferência é etapa essencial para garantir a qualidade e segurança da atividade jurisdicional. As orientações de uso estão aqui.
Além da nova função integrada ao eproc, permanece disponível o Gerador de Ementas TJSP, lançado no ano passado e desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação. Nesse caso, há um atalho na área de trabalho dos computadores do Tribunal para acesso. O usuário copia e cola a decisão ou digita as informações sobre o caso e a ferramenta apresenta a proposta de ementa, que também precisa de revisão das informações propostas pela IA. O gerador está hospedado em um ambiente de nuvem totalmente isolado, garantindo a privacidade dos dados inseridos no chat.