Palestra sobre etarismo dá continuidade à campanha "Talento não tem idade"
Evento realizado pela Daps.
A Secretaria da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), promoveu, na quinta-feira (30) mais uma palestra da campanha "Talento não tem idade: diga não ao etarismo". A exposição ficou a cargo da psicanalista Michelle Vilanova, que falou sobre “Etarismo: preconceito que veste todas as idades”. A campanha busca valorizar talentos em todas as fases da vida e discutir longevidade e envelhecimento, promovendo reflexões sobre o etarismo, em conformidade com a Resolução nº 520/23, editada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Michelle Vilanova destacou que falar de etarismo é falar de futuro, lembrando que o preconceito relacionado à idade pode atingir tanto pessoas mais velhas quanto jovens. “A competência é muitas vezes associada à idade, quando, na verdade, não existe estudo que comprove uma queda linear da produtividade mental com o passar do tempo”, afirmou. Ela ressaltou, ainda, que compreender as diferentes fases da vida e reconhecer suas potencialidades é essencial para construir ambientes de trabalho mais equilibrados e inclusivos.
A palestrante também abordou os impactos do etarismo na cultura e na sociedade, observando que vivemos em uma sociedade que rejeita o envelhecimento e valoriza excessivamente a juventude. Para ela, é fundamental promover políticas públicas, práticas organizacionais e comunicação que valorizem todas as idades. Ao encerrar, Michelle Vilanova convidou o público à reflexão: “Será que em algum momento julgamos alguém pela idade, consciente ou inconscientemente?”. E reforçou: “Cada ruga, cada experiência, cada erro e acerto são parte da nossa evolução”.
Neste mês, a iniciativa já discutiu os cinco grandes avanços da medicina da longevidade na atualidade, com o médico Pedro Subtil. A próxima palestra da campanha será no dia 16 de dezembro, das 16 às 17 horas, ministrada pela produtora de conteúdo sobre envelhecimento positivo Luciana Grell Oliveira, com o tema “Entre histórias e recomeços: a vida após os 50”.
Comunicação Social TJSP – BL (texto) / LC (reprodução e arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: