Palácio da Justiça recebe apresentação musical do projeto “Centro em Concerto 2025: Travessias Latino-Americanas”
Iniciativa fruto de termo de cooperação com o Sesc.
O Palácio da Justiça, foi palco, ontem (14), de apresentação musical do projeto “Centro em Concerto 2025: Travessias Latino-Americanas”, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). O vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, representou o presidente, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na abertura do evento. “A música eleva a alma, tranquiliza e inspira a todos. Sejam bem-vindos ao Tribunal de Justiça e aproveitem para conhecer esse Palácio, uma obra maravilhosa”, declarou.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, e o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho, também participaram do concerto, fruto de Termo de Cooperação firmado entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e o Sesc para viabilizar a realização de eventos culturais como apresentações musicais, corais, teatros, ações educativas, exposições, homenagens e atividades de valorização da cultura latino-americana e de servidores públicos.
A apresentação foi aberta ao público e teve curadoria da musicista boliviana Camila Barrientos, clarinetista solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Ela agradeceu ao TJSP e falou de suas inspirações para a seleção musical. “Pensei na América Latina e nas coisas belas que nos unem, como o ritmo e o espírito alegre, mas também nas problemáticas que compartilhamos”, afirmou.
A peça “Silencio em Juárez”, do compositor mexicano Juan Pablo Contreras, foi interpretada pela violinista Amanda Martins e pelo violoncelista Kim Bak Dinitzen – ambos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) –, bem como por Camila Barrientos e pelo pianista Antonio Vaz Lemes. A obra faz uma reflexão sobre a violência e a memória coletiva no México contemporâneo, combinando elementos da música erudita e popular. O repertório musical também contou com peças do cubano Paquito D’Rivera e do venezuelano Paul Desenne.
Ao final, o Sesc realizou a oficina “México, Dia de Los Muertos e outras tradições milenares” com bate-papo e pintura conduzidos pela professora Claudia Yerena.
O projeto “Centro em Concerto” percorre edifícios históricos da Capital com apresentações musicais e outras atividades. Nesta edição, a iniciativa propõe um percurso sonoro por diferentes povos, culturas e países da América Latina. Já ocorreram apresentações na Catedral da Sé, no Pateo do Collegio e na Igreja Nossa Senhora da Paz.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – BL e BC (texto) / PS e KS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp