Fundação Prêmio Bunge 2011 escolhe finalistas
Na manhã desta sexta-feira (29) foram escolhidos os nomes dos profissionais que receberão o Prêmio Fundação Bunge, em sua 56ª edição, e o 32º Prêmio da Fundação Bunge Juventude, nas áreas 'Oceanografia' e 'Defesa Sanitária Animal e Vegetal'.
A cerimônia, realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça, foi aberta pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Roberto Bedran. Ele lembrou que já é uma tradição o Tribunal de Justiça ceder seu espaço para a realização do evento, criado em 1955. “É uma honra e orgulho instalar mais uma vez a sessão. Em 2008, o poeta Paulo Bomfim foi agraciado com o prêmio. Cumprimento a todos e desejo sucesso em mais essa edição que se realiza.”
O curador do Prêmio Bunge, Ruy Altenfelder, fez a chamada nominal dos integrantes do Grande Júri. Em seguida, a solenidade foi conduzida pelo presidente da Fundação Bunge, Jaques Marcovitch. Também fizeram parte da mesa o vice-presidente da Fundação, Carlo Lovatelli e a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônica Bergamaschi.
Neste ano foram escolhidos dois agraciados para cada uma das categorias: Vida e Obra (obras de especialistas já reconhecidas) e Juventude (jovens até 35 anos que tenham defendido teses de mestrado, doutorado ou que tenha sobressaído com algum trabalho nos ramos das premiações).
Para a Vida e Obra foram contemplados José Roberto Postali Parra, na área de Defesa Sanitária Animal e Vegetal e Luiz Drude de Lacerda, na área de Oceanografia. Já na categoria Juventude, o prêmio será entregue a Helena Lage Ferreira, na área de Defesa Sanitária Animal e Vegetal e César de Castro Martins, na área de Oceanografia.
Além de diploma e medalha, os contemplados na categoria Vida e Obra receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 100 mil e os de Juventude R$ 40 mil. A premiação acontecerá em 13 de setembro deste ano no Palácio dos Bandeirantes.
Os candidatos ao Prêmio Fundação Bunge foram indicados por dirigentes de universidades e entidades culturais e científicas. A escolha dos ramos de atividades dos premiados é feita pelo Conselho da Fundação Bunge, formado por renomados profissionais.
Os trabalhos foram analisados por uma comissão técnica, composta por cinco membros, sendo um do exterior, em cada área de premiação. Os selecionados são indicados para o grande júri, formado por representantes de entidades cientificas e culturais e reitores. Quanto aos jovens talentos, a comissão técnica escolhe diretamente os homenageados do ano.
Finalistas:
José Roberto Postali Parra é formado em engenharia agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP); mestre e doutor em Entomologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Universidade de Illinois (EUA). Iniciou sua atividade profissional no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) onde permaneceu até 1974 e, desde então, trabalha na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), onde é professor titular. Possui mais de 280 trabalhos publicados, 17 livros e contribuiu com a formação de mais de 90 profissionais em nível de mestrado e doutorado. É membro titular da academia Brasileira de Ciências e da Academy of Sciences for the Developing World (TWAS) e pesquisador nível 1 do CNPq.
Luiz Drude de Lacerda é biólogo, mestre e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professor visitante da Université de Toulon et du Var (França) entre 1998 e 2006. Trabalhou ainda como editor-chefe da Sociedade Brasileira de Geoquímica. Atualmente é professor e coordenador do programa de pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Instituto de Ciências do Mar, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro da Comissão Cientifica sobre Interação Terra Oceano no Coastal Zone-Internacional Geosphere Biosphere Program. Ele também coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Transferência de Materiais Continente-Oceano e é membro do Comitê Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Publicou 80 artigos científicos de reconhecimento internacional, foi citado 1175 vezes, orientou 31 mestres e 15 doutores. É pesquisador nível 1 do CNPq e membro da Academia Brasileira de Ciências.
César de Castro Martins é químico, mestre, doutor e pós-doutorado em Oceanografia Química e Geologia, pela Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador visitante do Environmental Change Research Centre, da University College of London, no Reino Unido, em 2006. Atualmente é professor adjunto III do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná( UFPR) e coordenador de três projetos de pesquisa que visam entender as mudanças ambientais na costa paranaense. Desenvolve, desde 1999, pesquisas para o Programa Antártico Brasileiro e é responsável por estudos de monitoramento ambiental relacionados à introdução de esgoto descartado por estações de pesquisa na região da Ilha Rei George, dentro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (INCT-APA). Coordena ainda o Núcleo Regional do Projeto PaleoAntar, que visa identificar eventos de mudanças bruscas no clima da Antártica, auxiliando a comunidade científica internacional no entendimento da dinâmica ambiental atual do planeta. Publicou 19 artigos científicos e orientou três mestrados e dois doutorados.
Helena Lage Ferreira é médica veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorada em Influenza Aviária pelo Veterinary Agrochemical Research Centre – VAR (Bélgica). Atua na área de Virologia Aviária, participando de diferentes projetos, com colaborações nacionais e internacionais, voltados ao diagnóstico e pesquisa de vírus causadores de prejuízo a indústria avícola. É também professora da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP). Sua atividade científica deu origem a 16 publicações em periódicos de reconhecida relevância internacional, voto de congratulação do Conselho Universitário da Unicamp, menção honrosa no XV Congresso de Iniciação Científica da Unesp e prêmio de melhor trabalho na categoria Jovem Cientista do 7º Simpósio Internacional em Influenza Aviária, na Universidade da Geórgia (EUA). Participa ainda na formação de recursos humanos, com orientações de doutorados.
Comunicação Social TJS - SO (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br