Estudantes de Direito participam de júri simulado no Palácio da Justiça
O Tribunal de Justiça de São Paulo foi palco na manhã da última sexta-feira (10) de um julgamento simulado com a participação de alunos do curso de direito das Faculdades Integradas Campos Salles.
Cerca de cinquenta estudantes participaram do júri popular envolvendo o caso de uma tentativa de homicídio e de um homicídio qualificado por motivo fútil e cruel, cometido por uma mulher que tentava assassinar a irmã, por desavenças familiares.
A história se resume ao caso de duas irmãs que brigaram por um estabelecimento comercial da família e uma delas disparou tiros em via pública, durante os festejos juninos. A intenção era de acertar a irmã, mas os tiros atingiram fatalmente um bebê de um ano e quatro meses e feriram um pedestre. Os jurados absolveram a ré pela tentativa de homicídio e condenaram a 16 anos de pena-base pelo homicídio da criança.
De acordo com um dos professores coordenadores do evento, Leonardo Pires Merino, os alunos mostraram interesse em participar, com intenção de atuar como defesa, acusação, jurados, testemunhas ou ré. “Houve muito empenho por parte dos alunos e pude perceber que eles aproveitaram a oportunidade para vivenciar a experiência”, disse o mestre.
O evento foi coordenado também pelos professores Fábio Suardi D’Elia e Silvia Gourlart de França.
A instituição já havia estado na sede do Judiciário paulista em visita monitorada – quando é realizado um passeio pelo Palácio da Justiça e os estudantes conhecem as dependências do prédio e um pouco do funcionamento da Justiça.
As visitas monitoradas e os júris simulados podem ser agendados pelo Gabinete do Cerimonial e Relações Públicas do TJSP, pelos telefones (11) 3242-9366 ramal 376 ou 3112-0844/0961.
Assessoria de Imprensa TJSP – HS (texto) / AC (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br