TJSP recebe alunos para julgamento simulado
Atividade proporciona uma vivência prática.
O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, na última sexta-feira (9), estudantes de Direito do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional – composto pela Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cidade de São Paulo, Centro Universitário Braz Cubas e Centro Universitário Módulo – para realização de julgamento simulado no Salão do Júri do Palácio da Justiça. A atividade integra a proposta da Corte paulista de ceder o espaço a instituições de ensino, com o objetivo de proporcionar aos futuros profissionais do Direito a vivência prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além de enriquecer a formação acadêmica, a experiência ocorre em um ambiente carregado de simbolismo e história.
O desembargador José Carlos Ferreira Alves e os juízes Roberto Luiz Corcioli Filho e Celso Maziteli Neto atuaram como integrantes da câmara simulada. "É um privilégio estar neste espaço. Cresci sonhando em vir para cá, fui advogado por trinta anos e, em 2006, tive o privilégio de ser nomeado desembargador. Então, senhoras e senhores, sejam muito felizes na profissão que escolheram", falou José Carlos Ferreira Alves.
A simulação tratou de julgamento de apelação de processo de indenização por danos morais e materiais decorrente de acidente de trânsito. Estudantes das quatro universidades fizeram sustentações orais e foram avaliados tanto pela banca julgadora (magistrados), quanto pela banca avaliadora, da qual fizeram parte os professores coordenadores dos cursos Wellington Ferreira de Amorim (Universidade Cruzeiro do Sul), Eduardo Ganymedes Costa (Universidade Cidade de São Paulo), Ivan Durães (Centro Universitário Braz Cubas) e Marcelino Matsuda (Centro Universitário Módulo).
Ao final, o professor Wellington Ferreira de Amorim agradeceu a oportunidade de apresentar a sede do Poder Judiciário paulista aos alunos. “Os senhores não sabem a generosidade que prestam a todos nós, não apenas aos estudantes. Esse olhar do Poder Judiciário é importantíssimo e contribui de forma significativa com o aprendizado de nossos jovens”, disse.
Universidades interessadas em realizar atividade simulada no Palácio da Justiça podem fazer agendamento on-line.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – AB (texto) / KS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: