TJSP instala 3ª Vara Judicial e UPJ mista em Paulínia

Medidas ampliam a prestação jurisdicional.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, ontem (24), a instalação da 3ª Vara Judicial de Paulínia e da primeira Unidade de Processamento Judicial Mista (UPJ) da comarca, que atenderá das 1ª à 3ª Varas Judiciais. A solenidade, conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, contou com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, magistrados, representantes de instituições e jurisdicionados.

As novas unidades representam um incremento na prestação jurisdicional de uma das cidades de maior índice de crescimento populacional da 4ª Região Administrativa Judiciária (4ª RAJ), sediada em Campinas. Titular da 3ª Vara, a juíza Letícia Lemos Rossi falou da pertinência da instalação, dado o alto volume de processos das duas outras varas – são 30 mil feitos em andamento, com uma média mensal de distribuição de mais de 800 ações. “Felizmente, Paulínia conta com dois juízes muito comprometidos com a qualidade da prestação jurisdicional e com os anseios da população, o que me deixa orgulhosa de integrar essa equipe. Agradeço ao empenho de todos que se dedicaram à instalação da 3ª Vara e espero estar à altura desse desafio”, disse. Também atuam na comarca os juízes Lucas de Abreu Evangelinos, titular da 1ª Vara e diretor do fórum, e Patrícia Ribeiro Bacciotti Parisi, titular da 2ª Vara e corregedora da UPJ instalada – ambos presentes na solenidade.

O novo ofício também foi celebrado pelos representantes de instituições que prestigiaram a cerimônia. O conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Aparecido Vieira, representando o presidente da Seção São Paulo (OAB SP), reforçou que a 3ª Vara e a UPJ eram “um anseio da Advocacia, na medida em que melhora o atendimento aos nossos jurisdicionados”. O promotor de Justiça de Paulínia, André Perche Lucke, que representou o procurador-geral de Justiça, disse que as novas unidades significam “o compromisso do Poder Judiciário com a cidade de Paulínia e com o cumprimento aos princípios do pleno acesso à Justiça, da razoabilidade de duração do processo e da eficiência". Por fim, o procurador-geral do Município, Gabriel Curci Tavares Risso, em nome do prefeito de Paulínia, falou das implementações como “um marco histórico e motivo de orgulho para os paulinenses, que vêm para atender uma demanda necessária de uma cidade em crescimento pujante”.

O presidente Fernando Antonio Torres Garcia também exaltou o incremento da prestação jurisdicional na comarca. “Essa vara era absolutamente necessária. Se não vai resolver todos os problemas, sei que certamente eles serão amenizados. O Tribunal de Justiça constantemente faz análises em todo o estado e questões emergenciais são sempre tidas como prioritárias”, declarou o chefe do Judiciário paulista, destacando, também, o importante papel da UPJ mista, uma das primeiras do estado, como um modelo para as demais comarcas de entrância inicial e intermediária.

Também prestigiaram a solenidade o coordenador e o coordenador adjunto da 8ª Circunscrição Judiciária (8ª CJ) – Campinas (da qual Paulínia faz parte), respectivamente, desembargadores Alexandre Carvalho e Silva de Almeida e Antonio Mário de Castro Figliolia; o desembargador Jayme Martins de Oliveira Neto; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juiz Thiago Elias Massad; a juíza diretora da 4ª RAJ, Renata Oliva Bernardes de Souza; os juízes assessores da Presidência (Gabinete Civil) Rodrigo Nogueira e Paula Fernanda de Souza Vasconcelos Navarro; o juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça Mauro Antonini; a 2ª vice-presidente da Apamagis, juíza Laura de Mattos Almeida; o juiz assessor da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e diretor financeiro da Apamagis, Renato de Andrade Siqueira; o juiz diretor do fórum de Campinas, Luiz Antonio Alves Torrano; o presidente da 233ª Subseção da OAB SP – de Paulínia, Alessandro Tapetti; o delegado seccional de Polícia de Campinas, José Antonio Carlos de Souza, representando o delegado-geral; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires; os delegados de Polícia de Paulínia, Bárbara Monteiro Vitorino, Ricardo Zinn de Carvalho e Roney de Carvalho Barbosa Lima; o secretário-geral da Câmara de Paulínia, Marcos Roberto de Bernardi, representando o presidente; magistrados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia, representantes de instituições civis e militares e servidores da Justiça.

 

        Mais fotos no Flick.

 

 

Comunicação Social TJSP – RD (texto) / KS (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:

www.facebook.com/tjspoficial

www.x.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial

www.linkedin.com/company/tjesp

 

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP