TJSP prestigia inauguração do Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo
Cerimônia marca Dia Mundial de Conscientização.
No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado hoje (2), o coordenador da Diretoria de Apoio ao Servidor (Daps) do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Irineu Jorge Fava, representou o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na inauguração do Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo “Dra. Marina Magro Beringhs Martinez”, o primeiro da Capital. A juíza assessora da Presidência Karina Ferraro Amarante Innocencio e o diretor do Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal da Barra Funda), juiz Helio Narvaez, onde funciona uma das três Centrais de Intermediação em Libras (CIL), também prestigiaram a cerimônia.
O espaço fica em Santana, na Zona Norte, e pretende ser um ambiente de convivência para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e seus familiares, estimulando a inclusão e o acolhimento por meio da cultura, esporte, trabalho, empreendedorismo, cursos de formação e atividades de bem-estar e autonomia social. A denominação é uma homenagem à procuradora-geral do Município falecida no ano passado, Marina Magro Beringhs Martinez, mãe de um jovem com autismo e militante da causa.
Antes da inauguração, servidoras da Diretoria de Apoio ao Servidor do TJSP participaram de visita guiada no local, com o objetivo de avaliar oportunidades de aprimoramento dos espaços do Judiciário paulista.
Solenidade
A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, destinou a entrega do centro a todas as mães de filhos com TEA. “Temos 1,2 milhão de cidadãos com deficiência na cidade, mais de 300 mil deles com autismo, que precisam ser amados, respeitados, incluídos e acolhidos”, declarou. A procuradora-geral do Município, Luciana Nardi, destacou a importância da unidade e falou de Marina Magro Beringhs Martinez. "Uma grande procuradora, que se dedicou por essa cidade e foi uma servidora exemplar”, afirmou.
Em nome do governador Tarcísio de Freitas, o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, destacou que a unidade fará valer os direitos à dignidade e felicidade. O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual André do Prado, enalteceu a infraestrutura do local, com piscina, auditório, quadra esportiva e salas de acolhimento, música e informática.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou o atendimento multidisciplinar não somente para as pessoas com TEA, mas, também, para seus cuidadores. “É preciso ter esse olhar, quebrar esse tabu e poder falar que, sim, uma família que tem uma criança com autismo tem uma rotina diferente", afirmou.
Também fizeram uso da palavra o viúvo da procuradora Marina Magro Beringhs Martinez, José Mauro Alvarez Martinez; o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Ricardo Teixeira; o vice-prefeito da Capital, Ricardo de Mello Araújo; e as mães atípicas Luciana Campos e Margarete Aparecida Pereira, representando as demais. Completaram o dispositivo de honra as esposas do prefeito e vice-prefeito, respectivamente, Regina Nunes e Valdirene Araújo; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes; a promotora de Justiça Sandra Massud, representando o procurador-geral de Justiça; e o presidente do Instituto Lar Mãe do Divino Amor, Moacyr Senatore. Estiveram presentes, ainda, a diretora da Diretoria de Apoio ao Servidor do TJSP, Patricia de Rosa Pucci Canavarro, e as servidoras Ana Claudia Guerra Brasileiro Genaro e Eliana da Silva Flacon.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LC (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: