Visita telepresencial “Memória TJSP” inicia 4ª temporada na 49ª CJ - Itapeva

Evento rememora história do TJSP e suas comarcas. 
 
A abertura da quarta temporada da visita telepresencial “Memória TJSP” homenageou, na sexta-feira (28), a 49ª Circunscrição Judiciária (CJ) – Itapeva, que integra a 10ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), com sede em Sorocaba. A ação reúne conteúdo do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca para rememorar acontecimentos que marcaram a história do Tribunal de Justiça de São Paulo. Também integram a CJ as comarcas de Apiaí, Buri, Itaberá, Itaporanga e Itararé. 
Na abertura, o juiz integrante da Comissão de Gestão da Memória do Tribunal e do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Carlos Alexandre Böttcher, explicou que a visita “fortalece a sensação de pertencimento de magistrados e servidores, além de difundir o patrimônio cultural não só da sede do TJSP, mas de suas comarcas”.  
Em seguida, o vice-presidente da Comissão do TJSP, desembargador José Jarbas de Aguiar Gomes, apresentou a CJ. “Teremos a oportunidade de conhecer os traços da região e da comarca, assim como o trabalho realizado pelos nossos juízes e servidores, que nos auxiliam a construir esse patrimônio de credibilidade e respeitabilidade que é o Judiciário Bandeirante”, afirmou. Na sequência, foram exibidos vídeos sobre a origem do Judiciário brasileiro e do TJSP. 
Na segunda parte da visita, o diretor do Fórum de Itapeva, juiz Renato Hasegawa Lousano, evidenciou a dedicação de todos os que atuam no Judiciário. “É uma história muito rica e um trabalho muito bem-feito. Estou aqui há 10 anos e hoje é meu último dia na comarca, mas Itapeva não vai sair de mim", disse. Também foi exibido vídeo produzido pela CJ em parceria com o Museu, apresentando o desenvolvimento do município e seus principais aspectos geográficos e culturais, com destaque para as personalidades que viveram na região, além do Fórum Euclides de Campos.  
Ao longo do evento, outros magistrados fizeram uso da palavra para exaltar a história do TJSP e da circunscrição. O desembargador Antonio Luiz Tavares de Almeida, que judicou na comarca nos anos de 1990, falou com saudade da região. “Fui diretor do fórum e sua grandiosidade é primorosa. É uma comarca de história e que traz muito em termos econômicos, como no agronegócio, ao nosso Estado.” O juiz da 2ª Vara de Itapeva, Daniel Torres dos Reis, parabenizou os envolvidos na organização do evento e destacou que fica “mais feliz ainda em trabalhar na comarca depois de conhecer sua rica história”. O juiz da 3ª Vara de Itapeva, Fabrício Augusto Dias, realçou a riqueza cultural do município. “Itapeva é uma cidade boa para se viver, com uma população trabalhadora, e as atividades do fórum se desenvolvem com presteza”, disse. O juiz da 2ª Vara de Itararé, Cassiano Gomes Zimmermann, expressou gratidão com “o carinho do Museu com a CJ, que é tão orgulhosa de fazer parte do TJSP”.  
A próxima homenageada será a 51ª CJ, com sede em Caraguatatuba, no dia 30 de maio. As inscrições podem ser feitas neste link.  
 
“Memória TJSP” – Lançada em 2021, a visita telepresencial Memória TJSP compartilha o patrimônio do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio do acervo histórico, arquitetônico, bibliográfico e museológico da Corte paulista. É um projeto de difusão cultural que promove cidadania e fortalece valores de identidade, vínculo e pertencimento. Entre 2021 e 2022, foram percorridas as sedes das 10 Regiões Administrativas do TJSP, começando pela 10ª RAJ – Sorocaba, seguindo em ordem decrescente até a 1ª RAJ – Grande São Paulo. A partir de 2023, as edições passaram a homenagear as sedes de uma das Circunscrições Judiciárias que integram cada uma das 10 RAJs. O conteúdo é disponibilizado na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no YouTube.       
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LC (reprodução e arte) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais:  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP