Março Lilás alerta sobre câncer de colo uterino
Conscientização e prevenção.
O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Diretoria de Saúde da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), apoia a campanha Março Lilás em alusão ao mês de conscientização sobre o câncer de colo uterino. A iniciativa informa sobre a prevenção, sintomas e tratamento da doença.
O câncer de colo de útero é causado, principalmente, pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). É o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres brasileiras, ficando atrás apenas do câncer de mama e colorretal. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se cerca de 17 mil casos novos por ano entre 2023 e 2025 – a doença é prevenível e curável.
Fatores de risco, prevenção e diagnóstico
A principal forma de transmissão do vírus é pela atividade sexual. Entre os fatores de risco estão: multiplicidade de parceiros, histórico familiar de tumores, tabagismo, uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, higiene inadequada e imunidade comprometida.
A vacinação e uso de preservativos são os dois tipos de prevenção mais importantes. A vacina, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, é capaz de evitar cerca de 70% dos cânceres de colo de útero e 90% das verrugas genitais.
A partir dos 25 anos, caso não existam fatores de risco, é indicado realizar o exame de papanicolau a cada três anos. Esse cuidado periódico pode reduzir a ocorrência e mortalidade pela doença. Para fazer o exame, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
As mulheres que residem na Capital podem agendar consultas e exames pelo Agenda Fácil. Servidoras e magistradas do TJSP têm acesso a consultas ginecológicas no ambulatório do Centro Administrativo da Consolação, mediante agendamento pelo telefone (11) 2711 1685. Contribuintes do Iamspe também podem agendar a coleta de Papanicolau no ambulatório do Fórum Hely Lopes Meirelles – saiba mais pelo telefone (11) 3489 6749.
Comunicação Social TJSP – BL (texto) / AO (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: