Desafios e metodologia da transição do cartório tradicional para UPJ são discutidos em palestra da EJUS
Juiz Luiz Renato Bariani Pérez foi o expositor.
A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) promoveu, na quinta-feira (20), a palestra Transição para a UPJ: desafios e metodologia de trabalho, com exposição do juiz integrante do Conselho Técnico da EJUS e corregedor da Unidade de Processamento Judicial (UPJ) Cível de Itaquera, Luiz Renato Bariani Pérez. Realizada virtualmente, a palestra teve cerca de 1,2 mil participantes. A gravação está disponível na Central de vídeos da EJUS.
Com 67 unidades instaladas no Tribunal de Justiça de São Paulo, a UPJ unifica cartórios de uma unidade judicial para processamento e cumprimento das determinações judiciais e adota nova divisão de tarefas. Em sua exposição, o juiz Luiz Renato Bariani Pérez destacou aspectos da UPJ relacionados ao tempo, forma, conteúdo e cooperação, com exemplos e dicas para eficiência do trabalho. Ele ressaltou que a UPJ é sobretudo um método de trabalho para a gestão de pessoas, processos e metas, mas só funcionará adequadamente se houver uma padronização.
O palestrante citou como exemplo a diversidade de trabalho das varas da UPJ Cível de Itaquera pouco antes da implantação da UPJ, nos modelos de grupo do SAJ, com 85 modelos de decisão na 1ª Vara Cível, 365 na 2ª Vara Cível, e 559 na 3ª Vara Cível, totalizando 1.697 modelos nas cinco varas. Lembrou que o cartório unificado da UPJ trabalha com três equipes, de atendimento, movimentação administrativa e cumprimento, e ressaltou a importância da integração do trabalho das equipes com os gabinetes servidos pelas unidades. “Todo o trabalho que será remetido para as equipes virá dos gabinetes, daí a preocupação de estabelecer um alinhamento e uma linguagem comum. Precisamos fazer com que a UPJ trabalhe como uma unidade e só conseguiremos isso com comunicação”, frisou, lembrando que a transição do SAJ para o eproc, que começa neste mês, será feita em até cinco anos.
Quem quiser saber mais sobre UPJ pode acessar a gravação da palestra UPJ na prática: gabinetes e cartório trabalhando em equipe.
Comunicação Social TJSP – MA (texto) / LS (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: