CIJ promove ciclo de palestras sobre os primeiros mil dias da criança
Desenvolvimento da gestação até dois anos.
A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) e a Escola Judicial dos Servidores (EJUS) do Tribunal de Justiça de São Paulo realizaram, na sexta-feira (21), o ciclo de palestras “Mil dias: uma janela para o futuro da criança”. A mediação do encontro foi feita pela juíza integrante da CIJ Maria Lucinda da Costa e pela presidente da Sociedade Paulista de Pediatria (SPSP), médica Renata Dejtiar Waksman.
O evento teve apresentações do vice-presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, médico Claudio Barsanti; do presidente do Departamento Científico de Suporte Nutricional da Sociedade Brasileira de Pediatria, médico Rubens Feferbaum; do vice-presidente da Comissão Nacional de Aleitamento Materno da Febrasgo, médico Corintio Mariani Neto; da coordenadora do Programa de Combate à Sífilis em São Bernardo do Campo e auditora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, médica Marisa Aprile; e do integrante titular do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria, médico Regis Ricardo Assad.
As exposições começaram com a apresentação das ações e campanhas da SPSP pelo médico Claudio Barsanti. Rubens Feferbaum explicou o conceito de “janela de oportunidades dos mil dias”, que vai desde a gravidez até os dois anos completos da criança, momento em que a nutrição e o estímulo cognitivo são muito importantes. “85% de toda massa cinzenta do cérebro é formada durante esse período”, comentou.
Em seguida, Corintio Mariani Neto deu recomendações e mostrou estudos sobre a nutrição materna. "Uma alimentação correta e suplementação adequada, desde a concepção e durante a gestação e lactação, podem contribuir para o bom desenvolvimento fetal, um melhor desfecho da gravidez e a otimização dos primeiros 370 dias dos mil, que são tão importantes."
A médica Marisa Aprile comentou sobre os desafios do aleitamento materno. “As causas do desmame vão desde problemas maternos e com o bebê até a falta de matriz de apoio, tanto familiar quanto dentro da atenção de saúde”, disse a palestrante. O médico Regis Ricardo Assad fez uma exposição sobre a escolaridade das crianças até os três anos de vida. “A creche não é apenas um ambiente educacional, é um lugar em que podemos promover e desenvolver a saúde das crianças. E nós temos o dever de fazer deste um ambiente saudável”, salientou.
Ao final, os palestrantes responderam perguntas do público sobre os temas explanados e agradeceram a oportunidade de participar do evento e compartilhar as informações com os magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Comunicação Social TJSP – BL (texto) / KS (reprodução e arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: