TJSP celebra 30 anos do Nuapsi
Núcleo dedicado à saúde mental de magistrados/servidores.
O Núcleo de Atendimento Psicossocial aos magistrados e funcionários do Tribunal de Justiça de São Paulo (Nuapsi) comemorou, hoje (18), seus 30 anos de atendimento e serviços dedicados ao cuidado da saúde mental e desenvolvimento profissional no evento “Desafios transformados em conquistas no cuidado à saúde mental”, realizado no Palácio da Justiça.
Na abertura, a presidente da Comissão de Coordenação do Nuapsi, desembargadora Maria Cristina Zucchi, destacou a atuação do Judiciário paulista na estruturação e desenvolvimento dos objetivos estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) no âmbito da saúde. A magistrada relembrou a trajetória do núcleo, que, muito antes da Agenda, já se destacava por seu pioneirismo na atenção à saúde mental. “Pela ação e criação do desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares e da gestão que com ele atuava, nosso Judiciário paulista já vislumbrou, em 1995, não ser possível dissociar saúde mental do desempenho profissional, fazendo da atenção à saúde de magistrados e servidores uma prioridade jurisdicional, tudo o que hoje consubstancia a efetividade da Política de Atenção Integral à Saúde de magistrados e servidores do Poder Judiciário, estabelecida pelo Conselho Nacional da Justiça”, apontou a magistrada. "Um órgão de fundamental importância dentro do nosso Tribunal, à disposição de magistrados e servidores, ativos e inativos, cuidando da identidade vocacional e da saúde mental e psicológica de todos os atendidos”, concluiu Maria Cristina Zucchi.
O presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, agradeceu o comprometimento dos integrantes do Núcleo. “Meu reconhecimento ao amigo e colega, desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares, um dos grandes artífices do Nuapsi, pelo trabalho travado há 30 anos e que até hoje rende seus frutos”, declarou. O magistrado também fez menção especial ao presidente do TJSP no biênio 2020/2021, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, que, “reconhecendo a importância do Nuapsi, o elevou de um mero serviço ao Núcleo que hoje integra o organograma do Tribunal”.
Por fim, o presidente Fernando Torres Garcia parabenizou a atuação das servidoras responsáveis pelo Nuapsi Clínico, a assistente social Anna Paula Andrade de Moraes Lopes; e pelo Nuapsi Vocacional, a psicóloga Maria Teresa Gonçalves Rebello; além de estender as honrarias à assistente social judiciário Rosemary Andrade Ungaretti de Godoy pelo trabalho realizado para a sustentação do Nuapsi. “O importante é termos em mente que, seja quem for o supervisor, coordenador ou o presidente do Tribunal, nós temos sempre que mirar na Política de Atenção Integral à Saúde. Isso nada mais é do que uma obrigação do Tribunal em ter a preocupação voltada para a saúde mental e estabilidade emocional dos seus magistrados e servidores”, concluiu o presidente.
Após o descerramento da placa comemorativa ao 30º aniversário do Nuapsi, o desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares fez uso da palavra para presentear o núcleo com itens de sua biblioteca particular. “Não é costume falar após o encerramento do presidente, mas quero dizer que estou fazendo uma doação ao Serviço Psicossocial Clínico e Vocacional do Nuapsi do meu acervo de livros voltados a essas especialidades, que são muito importantes.”
Também estavam presentes na solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira; o presidente em exercício da Seção de Direito Privado e ex-presidente da Comissão do Nuapsi, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho; a secretária Municipal de Justiça de São Paulo, Paola Forjaz, representando o prefeito; o presidente do TJSP do biênio 2020/2021, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; a 2ª vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juíza Laura de Mattos Almeida, representando o presidente; a supervisora do Serviço Psicossocial Clínico do TJSP, Anna Paula Andrade de Moraes Lopes; a vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Paula Lima Hyppolito; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires, representante o comandante-geral; o delegado de Polícia chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Tiago Antonio Salvador; além desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, autoridades civis e militares, psicólogos, assistentes sociais e servidores da Justiça.
Sobre o Nuapsi – Criado em 1995, atua em duas frentes principais: o Nuapsi Clínico (Serviço Psicossocial Clínico) e o Nuapsi Vocacional (Serviço Psicossocial Vocacional). De caráter preventivo e terapêutico, o Nuapsi Clínico oferece, a magistrados e servidores, em todas as suas unidades, programas de acolhimento e triagem, atendimento psicossocial individual e psicoterapia breve. Conforme a demanda de cada região, também podem ser realizados grupos terapêuticos, atendimento de casais e suas famílias e outras atividades. Já o Nuapsi Vocacional promove o atendimento de magistrados vitalícios e vitaliciandos, candidatos à Magistratura e filhos e netos de magistrados e funcionários, e concentra-se no trabalho interdisciplinar de assistência social e psicologia com o intuito de prevenir, dirimir ou minimizar dificuldades quanto à escolha e desempenho ocupacional.
Mais fotos no Flickr.
Assista ao vídeo da solenidade.
Comunicação Social TJSP – BL (texto) / PS (fotos) / VV, ND e BB (vídeo)
Siga o TJSP nas redes sociais: