Presidente do TJSP ministra Aula Magna a cadetes e oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco
Aula foi no Auditório do Corpo Musical da PM.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, ministrou, hoje (27), a Aula Magna para 206 cadetes do primeiro Curso de Formação de Oficiais de 2025, mais os oficiais da Polícia Militar, totalizando 335 pessoas. Recepcionado pelo comandante-geral e presidente do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais, coronel PM Cássio Araújo de Freitas; pelo subcomandante da PM, coronel PM José Augusto Coutinho; pelo diretor de Educação e Cultura, coronel PM Victor Alessandro Ferreira Fedrizzi; pelo chefe do gabinete do Comando Geral, coronel PM Erick Gomes Bento; e pelo comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, coronel PM Sandro Roberto Rondini, o presidente Fernando Antonio Torres Garcia, que estava acompanhado do chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires, externou sua alegria – e emoção – ao falar sobre o Poder Judiciário brasileiro e paulista, enfocando três aspectos fundamentais: I) Funções (típicas e atípicas); Estrutura (Justiça Comum e Especial); e Garantias e Vedações (institucionais e funcionais).
Durante a abordagem, o presidente detalhou o funcionamento da Justiça estadual, “a mais próxima do cidadão”; da Justiça Federal, explicando a abrangência dos seis Tribunais Regionais Federais; diferenciou a Justiça Comum da Justiça do Trabalho, da Justiça Eleitoral, da Justiça Militar e dos órgãos de superposição: o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça com as suas devidas competências. Falou, também, sobre o Quinto Constitucional e as atribuições do Conselho Nacional de Justiça. Por fim, antes de abrir às perguntas, detalhou o gigantismo e o funcionamento do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Ao término da Aula Magna, o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi agraciado pelos PMs com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar, sob a regência do músico PM Jássen Feliciano, maestro e chefe da divisão musical.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.x.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp