InspirAÇÕES: servidor do TJSP encontra na gastronomia o tempero da vida

Aos 46 anos, escrevente foi atrás do sonho.  
 
Sérgio Roberto Palermo, escrevente técnico judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo, carrega na genética a paixão pela gastronomia. Filho de italiano e criado em um lar onde a culinária era um gesto de amor e acolhimento, ele sempre sonhou em aprofundar sua conexão com o alimento. Esse desejo começou a se concretizar em 2022, quando decidiu que, aos 46 anos, era o momento de cursar uma faculdade de gastronomia. Dois anos depois, formou-se e deu novos temperos à vida. 
“Meu pai sempre foi amante da cozinha e minha maior inspiração. Ele chegou ao Brasil aos 21 anos para trabalhar, morou sozinho e aprendeu a se virar”, conta. O servidor lembra que o pai, hoje com 84 anos, preparava a própria massa de macarrão fresca, além de pratos como nhoque, porpeta de carne, bolinho de tomate (uma iguaria italiana), figo seco com nozes, brusquetas e molho de tomate. “O macarrão à bolonhesa dele é insuperável”, brinca.  
Além do curso universitário e do aprendizado com o pai, Sérgio se especializou em cozinha brasileira, congelamento de alimentos e preparação de pizzas napolitanas de longa fermentação – este último na renomada escola Le Cordon Bleu. Na área da confeitaria, aprimorou suas habilidades com sobremesas, como eclairs, na mesma instituição, e atualmente produz geleias e torresmo de rolo, que já ganharam fãs até em outras comarcas do TJSP. O talento é tanto que alguns de seus pratos, inclusive, foram selecionados para aparecerem em programas de televisão.  
Mas a paixão pela gastronomia não é apenas uma forma de realização pessoal. Sérgio acredita que cozinhar é uma maneira de levar alegria às pessoas. “Cada prato que faço carrega um pouco da minha história e do amor que tenho pela cozinha”, afirma. Ele investe parte do que recebe com os eventos que realiza em livros de gastronomia, construindo uma coleção de aproximadamente 70 obras, fontes constantes de aprendizado e inspiração. 
No Tribunal de Justiça, começou em 1991, quando ingressou como menor colaborador eventual na Vara de Execuções Criminais da Capital (Decrim), onde atua até hoje. Ele vê no serviço público não apenas uma carreira sólida, mas uma forma de realizar seus sonhos. “Posso dizer que, através do TJ, conquistei grandes coisas”. Inspirado por chefs renomados, o escrevente planeja continuar se especializando e crescer cada vez mais. O objetivo é ousado: ter seu próprio restaurante.  
Com o apoio de seu maior fã e ajudante, o filho de 12 anos que já assume o posto de sous chef (subchefe de cozinha), Sérgio mostra que paixão e dedicação são os principais ingredientes para transformar sonhos em realidade – dentro e fora da cozinha. 
 
Comunicação Social TJSP – GC (texto) / KS (foto) / LF (arte) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais: 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP