Judiciário paulista prestigia posse do ministro Guido Amin Naves no STM
Novo integrante da Corte foi comandante militar do Sudeste.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e o presidente no biênio 2022/2023, desembargador Ricardo Mair Anafe, prestigiaram, ontem (24), a posse solene do general de Exército Guido Amin Naves no cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do STM, ministro tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo, e reuniu autoridades e representantes de instituições civis e militares.
Guido Amin Naves foi comandante militar do Sudeste e nomeado ao STM em dezembro de 2024. Ele assume uma das quatro cadeiras destinadas ao Exército, substituindo o ministro Lúcio Mário de Barros Góes, que se aposentou. Após a leitura do termo de ratificação de posse, realizada pelo diretor-geral da Secretaria do STM, general de divisão José Carlos Nader Motta, o empossado foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário Militar, no grau Grã-Cruz.
O ministro general de Exército Lourival Carvalho Silva saudou o colega em nome dos integrantes da Corte, exaltando a carreira de meio século de Guido Amin nas Forças Armadas. “Seus quase 48 anos de excelentes serviços prestados ao nosso Exército o credenciam a exercer o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar com todos os requisitos necessários ao exercício da sensível e nobre missão de julgar. Felicidades nesta etapa de sua vida e seja muito bem-vindo", declarou.
Gratidão, desafio e motivação foram as três palavras que pautaram o primeiro discurso do novo ministro. "Sou grato ao Exército por tudo. Com a ajuda e compreensão de Vossas Excelências, continuarei meu eterno processo de aprendizado. Obrigado por me receberem com consideração e distinção. Inicio mais um capítulo desafiante de minha vida pessoal e profissional e entendo que vencê-lo significa contribuir para o aumento da percepção da relevância da justiça especializada mais antiga do Brasil", afirmou o general de Exército Guido Amin Naves.
Completaram a mesa de honra da cerimônia o ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Marcos Antonio Amaro dos Santos; o ministro do Superior Tribunal do Trabalho (TST) Ives Gandra Martins Filho, representando o presidente; e o procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli.
Também prestigiaram a solenidade o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP), desembargador militar Enio Luiz Rossetto; o desembargador Ricardo Braga Monte Serrat; a desembargadora federal Marisa Santos; o comandante do Exército, general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; os secretários estaduais Fábio Prieto (Justiça e Cidadania) e Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais); o deputado estadual Rogério Santos; o comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Cássio Araújo de Freitas; entre outras autoridades.
*Com informações do STM
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / Reprodução (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: