TJSP instala unidade do Cejusc em Cravinhos
Foco na solução consensual de conflitos.
O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, hoje (24), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Cravinhos. A solenidade virtual foi conduzida pela coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Silvia Rocha, representando o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na presença do presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho.
A coordenadora do Fórum de Cravinhos e da unidade instalada, juíza Luana Ivette Oddone Chahim Zuliani, destacou a importância do Cejusc para a maior efetividade e celeridade processual. "A mediação e a conciliação são pilares fundamentais para o Poder Judiciário e garantem uma abordagem colaborativa na solução de conflitos por meio do diálogo entre as partes. O Cejusc não é apenas um espaço físico, mas um símbolo de transformação da comunidade local”, afirmou.
Torres de Carvalho se disse um grande incentivador das soluções consensuais e salientou o entusiasmo com a ocasião. “Tenho conhecimento do trabalho relevante feito pelo Cejusc, pelo esforço de todos os que atuam nessa área e a necessidade de ampliar o serviço. Que tudo caminhe com total sucesso”, disse.
Encerramento os pronunciamentos, a desembargadora Silvia Rocha fez coro às manifestações e exaltou a importância da unidade para os jurisdicionados. “O TJSP e o Nupemec têm se empenhado em implementar e incentivar métodos alternativos de solução de litígios porque são a maneira mais rápida de fazê-lo e a que melhor atende o interesse dos envolvidos.” A magistrada observou que a Comarca de Cravinhos possui duas varas com competência cumulativa e que o Cejusc vem auxiliar a solucionar conflitos “de maneira breve, satisfatória, e, esperamos, em volume que represente verdadeiro auxílio para a prestação jurisdicional”.
Participaram da instalação o vice-prefeito de Cravinhos, Yann Gaspar Carrascosa Santos; o coordenador da 41ª Circunscrição Judiciária - Ribeirão Preto, desembargador Alcides Leopoldo e Silva Júnior; o diretor da 6ª Região Administrativa Judiciária - Ribeirão Preto, juiz Reginaldo Siqueira; o coordenador adjunto do Cejusc de Cravinhos, juiz Rodrigo Brandão Sé; o promotor de Justiça Guilherme Chaves Nascimento; o diretor secretário-adjunto da Ordem dos
Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Ribeirão Preto, Misaque Moura de Barros, representando o presidente; o representante da OAB na Comarca de Cravinhos, Jardiel Garcia Passini; os delegados de Polícia Heitor Moreira Assis e Alexandre Jorge Daur Filho; o comandante da Polícia Militar de Serra Azul, sargento PM Luiz Gustavo Forti; magistrados, representantes do sistema de Justiça e servidores.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LC (reprodução e arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: