TJSP participa de posse solene da diretoria da OAB SP
Leonardo Sica preside seccional no triênio 2025/2027.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, prestigiaram, ontem (19), a solenidade de posse do presidente da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB SP), Leonardo Sica, e da vice-presidente, Daniela Magalhães. Também estiveram presentes o vice-presidente e corregedor regional do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador José Antonio Encinas Manfré; o presidente da Comissão Mista de Assuntos Institucionais entre TJSP, a OAB SP e a Defensoria Pública de São Paulo, Roberto Nussinkis Mac Cracken; o presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Afpesp), desembargador Artur Marques da Silva Filho; e a juíza assessora da Presidência (Gabinete Civil), Karina Ferraro Amarante Innocencio.
A cerimônia, realizada na Sala São Paulo, empossou, ainda, os demais integrantes da diretoria da OAB SP, seu Conselho Seccional e a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo. Houve também a diplomação dos presidentes de subseções na gestão 2025/2027.
Na presença de integrantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo e a Sala São Paulo repleta de advogados e advogadas, o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, parabenizou a gestão do triênio 2022/2024 e desejou sucesso à nova diretoria. “O Tribunal de Justiça de São Paulo sempre reconheceu a árdua missão da Advocacia, pois sabemos que as dificuldades são inúmeras. A existência da Advocacia é o esteio da Democracia, pois, quando um advogado não tem liberdade para exercer sua atividade na plenitude, é a Democracia que enfraquece. Contem sempre com o apoio do TJSP e o meu, em particular”, declarou.
O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, destacou a importância da Advocacia para o sistema de Justiça. “Muitas vezes estamos, promotores e advogados, em lugares opostos nos processos, mas isso não reflete uma oposição estrutural.”
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, exaltou os recém-empossados e destacou a eleição histórica, com maior número de votos já registrados pela entidade. “Fico muito feliz de presenciar a posse de pessoas verdadeiramente comprometidas e entusiasmadas que, com certeza, farão uma excelente gestão”, disse.
Para o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado, “a Advocacia é voz que sustenta os pilares da legalidade, da ética e dos direitos fundamentais”. “A OAB tem sido historicamente uma referência nesse compromisso com a nossa sociedade”, salientou.
A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp), Diva Zitto, enfatizou a importância da resistência como um compromisso com a Justiça. “Resistimos, transformamos e avançamos. Pois sabemos que a Justiça não pode ser um privilégio de poucos, assim como a Advocacia não pode ser um espaço restrito. Chegam aqui, comigo, todos aqueles que acreditam que a Advocacia é a espinha dorsal da democracia.”
Despedindo-se da Presidência da OAB SP, Patricia Vanzolini destacou todos os avanços da sua gestão e apontou os desafios que esperam a nova diretoria. “A mudança não pode parar, ela precisa se consolidar, aprofundar e acelerar.”
Recém-empossado, o presidente da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Leonardo Sica, falou do papel da entidade na busca por uma sociedade equilibrada. “Justiça é a principal aspiração do ser humano. Por isso a voz da Advocacia é tão importante. Nós falamos por pessoas que procuram justiça e nos tornamos cumpridores da nossa missão constitucional. Fortalecer o Judiciário e a Advocacia significa fortalecer o Brasil.”
Ao encerrar a cerimônia, o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, ressaltou a importância da união da Advocacia brasileira. “Celebramos, aqui, com os advogados e advogadas paulistas, a renovação, que afirma a nossa aliança coletiva. Um compromisso sólido à segurança jurídica e à valorização da Advocacia”.
Também compuseram a mesa de honra o secretário da Justiça e Cidadania de São Paulo, Fábio Prieto; a procuradora-geral do Estado de São Paulo, Inês Maria dos Santos Coimbra; a defensora pública-geral, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho; a presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Renata Castello Branco Mariz de Oliveira; a diretora presidente da OABPrev de São Paulo, Érika Cassinelli Palma; a conselheira federal da OAB SP e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Dione Almeida; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), Diogo Leonardo Machado de Melo; e o membro honorário vitalício da OAB SP, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira.
Comunicação Social TJSP – BL (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.x.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp