Servidores dos Foros Digitais participam de workshop na capital
Com o objetivo de aprimorar o processo digital e promover adequações na rotina de trabalho dos Foros Digitais do Estado, o Tribunal de Justiça realizou hoje (19) um workshop para diretores e funcionários dessas unidades. O evento foi organizado pelas Secretarias de Primeira Instância (SPI), de Tecnologia da Informação (STI), de Planejamento de Recursos Humanos (SPRH) e pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ).
Ao longo de dois dias serão feitas dinâmicas de grupo com os cerca de 40 participantes. “A ideia é que haja uma troca de experiências, positivas e negativas. As positivas para replicarmos, e as negativas para, juntos, encontrarmos soluções”, disse Ana Lúcia da Costa Negreiros, secretária de Primeira Instância do TJSP.
O juiz assessor da presidência, Gustavo Santini Teodoro, na abertura, agradeceu a presença dos servidores e destacou a importância da informatização. “Entre os objetivos do plano estratégico do Tribunal está ampliar as varas digitais em busca da celeridade, segurança e economia. O workshop permitirá que sejam apuradas as dificuldades enfrentadas e o aprimoramento do processo eletrônico, indispensável para o cumprimento das metas”, afirmou.
A mesa de abertura dos trabalhos também contou com a presença do secretário de Tecnologia da Informação, Eric Samuel Mourão, e do coordenador da equipe da CGJ, Pedro Cristovão Pinto. No período da tarde, o juiz assessor da Corregedoria, Claudio Augusto Pedrassi, fez uma apresentação para explicar a situação do processo digital no TJSP.
Entre outros temas a serem discutidos estão o peticionamento eletrônico, a digitalização de documentos, o controle de prazos e movimentações, a organização de equipes de trabalho e a produtividade.
Atualmente o TJSP conta com 13 varas digitais. No interior elas estão instaladas em Arthur Nogueira, Buri, Flórida Paulista, Nazaré Paulista, Ouroeste, Pirangi, Salto de Pirapora, São Luiz do Paraitinga e no Juizado Especial Cível de Barueri. Na capital, o Juizado Especial Cível Central e o Foro Distrital Nossa Senhora do Ó são 100% digitais. A próxima unidade a ser instalada será o Foro Regional do Butantã, em São Paulo, ainda sem data marcada.
Assessoria de Imprensa do TJSP – CA (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br