Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto realiza seminário sobre atendimento a adolescentes que cometem ato infracional
Evento reuniu mais de 400 convidados.
A Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto, por meio do Núcleo de Avaliação Psicológica (NAP), realizou, na última sexta-feira (20), em parceria com a Universidade Paulista (Unip), o “Seminário Integrado de Psicologia e Políticas Públicas: o papel da avaliação psicológica de adolescentes com suposta autoria infracional”, que reuniu mais de 400 pessoas. O juiz da Vara da Infância e da Juventude (VIJ) da Comarca, Evandro Pelarin, conduziu o evento.
Na ocasião, que também marcou os quatro anos de criação do NAP, foi realizada palestra e mesa de conversa sobre o tema proposto, além de audiência simulada de ato infracional, presidida pelo juiz Evandro Pelarin, com representação de adolescente recebendo atendimento especializado, reforçando o caráter humanizado da ação. Participaram da atividade a promotora de Justiça Renata Sanches Fernandes Guerzoni e o defensor público Luciano Castrequini Bufulin; além dos estagiários de Psicologia Gabriela Pinheiro Zacarias, Alison Sintaku Ochi e Lucas Henrique do Amorim Souza.
De acordo com o magistrado, a necessidade do evento se deu após significativa diminuição de processos por atos infracionais e, consequentemente, internações de jovens. “Ao mesmo tempo, se elevaram as medidas de proteção para adolescentes infratores, o que nos mostra que muitos adolescentes demandam apoio em outras áreas, como pedagogia, psicologia, manejo de raiva, reativação de vínculos familiares, reinclusão na escola”, explica Evandro Pelarin.
Também estiveram presentes no encontro a diretora do campus da Unip, Simone Azevedo Buchala; a coordenadora do curso de Psicologia da instituição, Rosana Garcia; a psicóloga judiciária Priscila Silveira Duarte Pasqual; integrantes da Secretaria Estadual de Educação, da Fundação Casa, da Associação Riopretense de Promoção do Menor (Arprom), da Fundação Líbero Badaró de Ensino e da Assistência Social e Cultura (Fulbeas), além de professores, alunos e convidados.
Comunicação Social TJSP – FS (texto) / Divulgação (foto)
Siga o TJSP nas redes sociais: