Colegas prestam tributo ao desembargador Luiz Correia Lima em sessão que marca sua aposentadoria
Magistrado atuou por mais de quatro décadas.
O desembargador Luiz Correia Lima recebeu, hoje (16), cumprimentos de colegas, amigos e familiares em sessão da 20ª Câmara de Direito Privado que marcou sua aposentadoria após mais de 45 anos de prestação jurisdicional. A solenidade foi conduzida pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, na presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, do presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Heraldo de Oliveira Silva, e de muitos magistrados.
O vice-presidente do TJSP foi o primeiro a prestar homenagem ao amigo de longa data. Ambos foram juízes no Fórum João Mendes Júnior, além de terem atuado no 1º Tribunal de Alçada Civil e, posteriormente, na Seção de Direito Privado. “O desembargador Luiz Correia Lima tem uma vida toda dedicada à Magistratura. Um homem afável, educado, bom amigo e magistrado de primeira linha. Vai fazer muita falta pela excelência de suas decisões, mas a aposentadoria é apenas um recomeço”, declarou o desembargador Beretta da Silveira.
Presidente da 20ª Câmara, o desembargador Roberto Maia Filho homenageou o colega com um poema que resumiu algumas de suas principais virtudes e sua profícua trajetória. “Magistrado impoluto, pessoa exemplar, que a 20ª Cãmara aprendeu a admirar. Entrega a toga com retidão. Conquistou nossa admiração e gratidão. Sairá por essa porta deixando saudade”, acrescentou.
Em seguida, os demais integrantes do colegiado saudaram o desembargador Correia Lima. “Pode olhar para o passado, admirar sua obra, e constatar, em cada despacho, sentença, audiência e acórdão, sua brilhante contribuição ao nosso Tribunal”, declarou o desembargador Álvaro Torres Júnior. “Distinguiu-se pela firmeza de suas decisões, sólida formação moral e profundo conhecimento do Direito, expresso em votos muito bem fundamentados”, destacou o desembargador Luis Carlos de Barros. “Um exemplo de magistrado e de ser humano, além de ser um grande amigo. Seja muito feliz”, desejou o desembargador Manoel Ricardo Rebello Pinho. “É um homem sensível e de muitas virtudes, que o levarão a ter paz e harmonia nessa nova fase, com a alegria do dever cumprido”, disse a juíza substituta em 2º Grau Lidia Regina Rodrigues Monteiro Cabrini.
Outros magistrados também expressaram a admiração pelo homenageado. Para o desembargador Luiz Augusto de Salles Vieira, colega de concurso de Correia Lima, “sempre será lembrado como um amigo discreto, simples, de grande cultura jurídica e exemplo de probidade”. O desembargador Cesar Ciampolini Neto, colega de faculdade, ressaltou que o homenageado é “um homem reto, probo, que sempre atendeu a todos com fidalguia e pautou suas decisões pelo mais justo”. Por fim, o desembargador Alberto Gosson Jorge Junior o descreveu como “homem extremamente gentil, correto e de trato afável”.
Luiz Correia Lima agradeceu a todos que compareceram à sessão especial e lembrou a longa trajetória na Magistratura paulista. “Mais de 45 anos se passaram desde que fui empossado como juiz para cumprir minha missão na carreira. Amparado pela força divina, sempre busquei acertar ou encontrar o equilíbrio em todos os momentos, também contando com a inspiração de sábios colegas do ofício”, declarou. “Muito enobrecido pelo privilégio de chegar até aqui com saúde e paz, sempre atuando com disposição e dedicação na busca de bem servir os nossos jurisdicionados, contanto sempre com a colaboração da alta direção do Tribunal, dos caríssimos colegas da 20ª Câmara e os dedicados servidores”, acrescentou. “Acreditando ter a certeza do dever cumprido, muito obrigado a todos”, concluiu.
Também prestigiaram a solenidade os familiares do homenageado: Benedita de Paula Morais (esposa); Eneida, Heloisa e Carlos Augusto (filhos); Sophia e Pedro Henrique (netos); Francisco, Zulene e Donizete (irmãos); e José Wilson (genro); além de desembargadores, juízes, advogados, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública e servidores da Justiça.
Trajetória - Luiz Correia Lima nasceu em Várzea Alegre (CE), em 1949. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1974. Ingressou na Magistratura em 1979, como juiz substituto da 51ª Circunscrição Judiciária, com sede em São Caetano do Sul. Também judicou em Mirante do Paranapanema, Suzano e na Capital. Foi removido a juiz substituto em 2º Grau em 1993 e promovido a juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil em 1996. Empossado desembargador em 2005.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / LC (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: