Podcast Juridiquês Não Tem Vez aborda o ingresso na Magistratura

Entrevista com aprovados no 190º Concurso. 
 
O ingresso na carreira de juiz é tema do novo episódio do “Juridiquês Não Tem Vez”, podcast em linguagem simples do Tribunal de Justiça de São Paulo. Os magistrados Gabriel Vieira Rodrigues Ferreira e Raianne Galiza Marcolino dos Santos, aprovados no último concurso, contam a trajetória até se tornarem juízes e a rotina de estudos e explicam as etapas do concurso e a preparação para assumirem o cargo. 
Os entrevistados compartilharam detalhes de suas trajetórias até a aprovação no 190º Concurso de Ingresso na Magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo. Em seguida, falam sobre os requisitos que devem ser cumpridos – entre eles, o curso de Direito, a comprovação de três anos de atividade jurídica e as notas mínimas em cada etapa do certame. No podcast e no vídeo, juíza Raianne Galiza detalha cada uma dessas fases. “Antes de prestar um concurso desses, você estuda exatamente como funciona. Primeiro tem uma prova objetiva, de múltipla escolha, e geralmente são provas que envolvem mais letra de lei e entendimento de tribunais”, explica. A segunda fase é composta por três provas escritas: prova discursiva, prova de sentença cível e prova de sentença criminal. “Obtendo a média dessas provas, passa-se para a prova oral, com perguntas e respostas diante da banca examinadora”, conclui a magistrada. 
O tempo dedicado aos estudos também foi debatido. “No meu caso, foram sete anos de estudos. Meu dia a dia era estudar, e nas horas livres encaixava outras coisas. Tinha na minha cabeça que uma hora iria dar certo e que não poderia desistir”, relembra o juiz Gabriel Ferreira. 
No podcast e no vídeo, o magistrado fala sobre a importância do Curso de Formação Inicial, ministrado pela Escola Paulista da Magistratura (EPM), que prepara os recém-empossados para o exercício da função. “São três meses de aulas teóricas e práticas e, durante esse período, há uma intensa preparação com o intuito de exercer a nossa profissão da melhor maneira possível”, comenta. Raianne Galiza também destaca a relevância da capacitação. “Nós, que estudamos esse tempo todo, sabemos o que é o Direito, mas não sabemos o que é o juiz. No curso de formação, você aprende na prática como funciona”, acrescenta.
O Juridiquês Não Tem Vez está disponível nas plataformas Apple Podcast, Spotify e Deezer. Confira também a página de podcasts do TJSP. O programa conta, ainda, com vídeos curtos, de até um minuto, veiculados no Youtube e no site. O objetivo é explicar, de forma simples e sucinta, um termo jurídico ou o funcionamento de um setor do Tribunal. Diversos temas já foram trabalhados em episódios anteriores, como direito do consumidor, tribunal do júri, inventário, guarda de crianças, alienação parental, questões raciais, entre outros. Confira a playlist no Youtube ou acompanhe as redes sociais do TJSP – Instagram e Facebook
 
Comunicação Social TJSP – FS (texto) / MS (arte) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais:  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP