Alunos de São Carlos aprendem noções de cidadania e justiça
O último dia 13 foi diferente para os 120 alunos da Escola Estadual “Coronel Paulino Carlos” que participaram no plenário da Câmara da abertura do projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”. A palestra foi proferida pelo juiz André Luiz Macedo, da 3ª Vara Criminal de São Carlos.
As crianças e adolescentes conheceram temas que variaram de direito à liberdade, ao respeito, à cultura, à convivência familiar e comunitária, o direito à vida, saúde, educação e dignidade. Nesse projeto, promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros, três mil apostilas serão distribuídas até o final do ano para os alunos de São Carlos.
Para o juiz Macedo, o projeto aproxima o juiz da comunidade e permite que ele conheça as peculiaridades da cidade e da escola. “É uma contribuição na formação das crianças. Elas conhecem as instituições, seus direitos e seus deveres e desperta a consciência da cidadania.”
O evento contou com a presença do juiz Wyldensor Martins Soares; do promotor de Justiça Marcelo Mizuno, da Infância e Juventude, do tenente coronel Jackson Justos, comandante do 38º Batalhão da Policia Militar, da defensora pública Maria Alice Macedo, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subsecção de São Carlos, Glaudecir Passador e da diretora de ensino, Débora Costa Blanco. A imprensa prestigiou e divulgou a ação para a população local.
O projeto - “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola” objetiva conscientizar professores e alunos, além de pais e responsáveis, sobre os direitos e deveres, mostrando como exercê-los. Informa, também a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos demais serviços jurisdicionais. Além disso, busca propiciar leitura, análise e pesquisa que levem à reflexão ética sobre os conceitos de cidadania e justiça, além de servir como subsídio ao conteúdo curricular das escolas, inserindo os estudantes no contexto do regime democrático brasileiro.
Assessoria de Imprensa TJSP - RS (texto com informações do site São Carlos e jornal Primeira Página) / Primeira Página (foto)
imprensatjs@tjsp.jus.br