Sessão solene no TJSP empossa os mais novos integrantes da Corte

         O maior tribunal do país conta, a partir de agora, com 353 desembargadores. Hoje (12), nove integrantes da corte paulista tomaram posse em solenidade realizada no Salão dos Passos Perdidos, no Palácio da Justiça, centro da capital. São eles, Antonio Benedito do Nascimento, Antonio Sérgio Coelho de Oliveira, Galdino Toledo Junior, Fernando Luiz Sastre Redondo, Rodrigo Lobato Junqueira Enout, Luís Francisco Aguilar Cortez, Edson Chuji Kinashi, Plínio Novaes de Andrade Junior e José Helton Nogueira Diefenthäler.
        Responsável por saudar os novos integrantes do Poder Judiciário, o presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, deu as boas-vindas aos empossados e lembrou os desafios que estão por vir. “Ingressar na magistratura e alcançar o grau mais elevado, representa uma grande vitória. E hoje temos aqui os vencedores.” Em seu discurso, Paulo Dimas destacou que cada um tinha mais de 24 anos de carreira. Foi brincalhão ao dizer que os presentes podiam ficar sossegados porque não iria ler o currículo deles. Resumiu: “A simples referência a tantos anos na carreira, com enormes exigências, dispensa outras indicações do currículo de cada um”.  Em outro trecho, “nove togas cobertas de glórias se apresentam ao nosso Tribunal”.
        O desembargador Antonio Benedito do Nascimento falou em nome dos novos integrantes e relembrou a evolução da carreira do magistrado. “Alcançamos o ápice de nossa trajetória e podemos dizer sem pestanejar que a caminhada valeu a pena.” Ele enfatizou,  também, os obstáculos a serem enfrentados. “Somos chamados a ser juízes numa sociedade complexa; estamos preparados para enfrentar os desafios inerentes à missão de fazer valer a Justiça.” Nascimento relembrou, em sua fala, que quando esses hoje desembargadores, então juízes, ingressaram na magistratura não havia facebook, redes sociais e a revolução genética era sonho. Existia, segundo ele, efervescência política/jurídico. “Passamos pelo processo de redemocratização, com o Estado Democrático de Direito, advindo da Constituição Federal de 88 e tivemos a experiência ímpar, como jovens magistrados de aplicar a Constituição.”
        Ao término da solenidade, o presidente José Roberto Bedran, proferiu algumas palavras destinadas aos desembargadores. “Tenho certeza que o Tribunal de Justiça de São Paulo passa a contar com novos soldados que nos ajudarão nessa batalha constante que é vencer o elevado número de processos.” O presidente do TJSP estendeu a homenagem aos familiares presentes e agradeceu a todos que compareceram à cerimônia.
        Alem de grande número de desembargadorese e juízes, estiveram presentes o secretário-adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Luís Daniel Pereira Cintra, representando o governador; o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Santana; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Walter de Almeida Guilherme; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz coronel Clóvis Santinon; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Ciro Pinheiro e Campos; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Luis Antonio Ganzerla; o diretor-geral do Ministério Público, Paulo Sérgio Puerta dos Santos, representando o PGJ; o procurador-geral-adjunto do Estado, José Renato Ferreira Pires, representando o PGE; o procurador de Justiça, Hudson Shiguer Kinashi, representando o PGJ do Mato Grosso do Sul; o 1º subdefensor público-geral, Davi Eduardo Depiné Filho, representando a Defensoria Pública Geral de São Paulo; o deputado estadual, Luis Carlos Gondim Teixeira; o vice-presidente e corregedor do TRE/SP, desembargador Alceu Penteado Navarro; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo; a presidente da Academia Paulista de Direito, desembargadora Rosa Maria Barreto Borriello de Andrade Nery; o desembargador Luiz Edmundo Marrey Uint, representando o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros; o diretor secretário da Associação Nacional de Desembargadores, desembargador Jurandir de Souza Oliveira; a presidente do conselho consultivo, orientador e fiscal da Associação Paulista de Magistrados, desembargadora Zélia Maria Antunes Alves; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Arystóbulo de Oliveira Freitas; o chefe da Assessoria Militar do TJSP, cel PM Osni Sérgio Sabbatini; o chefe do governo da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Luiz Sérgio Marrano, representando o prefeito; o decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; o coronel PM, Irahy Vieira Catalano; além de servidores, familiares e amigos dos empossados.

        Assessoria de Imprensa TJSP – MJ (texto) / DS (fotos)

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP