TJSP presente à posse de promotores de Justiça

       O desembargador Laerte José de Castro Sampaio representou, nesta quinta-feira (31), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Roberto Bedran, na posse dos promotores de Justiça aprovados no 87º Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público. 
        O evento, realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito de São Paulo (USP), teve início com o pronunciamento da promotora Manuela Schreiber Silva e Sousa, aprovada em primeiro lugar no certame. Ela falou sobre as dificuldades enfrentadas durante o processo seletivo. “Passamos por um longo e rigoroso concurso de seis fases, que teve 6.219 inscritos. Hoje, 73 novos promotores de Justiça substitutos estão assumindo o cargo.” Segundo a promotora, o apoio da família foi imprescindível para o sucesso dos aprovados. “Quem nos ajudou a plantar, está aqui hoje, para se alegrar com a nossa colheita. Eles testemunharam no silêncio as noites de pouco sono e os dias de tribulação.” Silva e Sousa falou ainda sobre a responsabilidade de assumir as funções. “Queremos assumir o compromisso de sermos verdadeiros promotores de justiça e não apenas promotores de acusação. Que Deus nos proteja em nossos caminhos.”
        O presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Washington Epaminondas Medeiros Barra, falou sobre a importância do promotor público para o Estado Democrático de Direito. “A função de promotor de Justiça é um verdadeiro sacerdórcio. As nossas funções requerem atividades fora do processo. Mais do que profissionais, somos humanos. Lidamos com os dramas que gravitam na órbita dos nossos semelhantes.” Barra comentou, ainda, a expectativa da instituição em relação aos novos aprovados. “A posse de promotores é sempre um motivo de alegria, pois os novos colegas trazem para a instituição o espírito de combatividade. É um prêmio pelos seus esforços pretéritos. Vocês acreditaram em seus sonhos. Avante, promotores de Justiça! Promovam a Justiça sem esperar que a Justiça promova vocês.”
        O advogado Rui Geraldo Camargo Viana, integrante da banca examinadora do concurso, ponderou sobre a difícil tarefa de selecionar os candidatos. “Coube-me a honra e o privilégio de integrar a banca do concurso. Afligiu-nos a dificuldade de selecionar entre mais de seis mil candidatos inscritos. Hoje é um dia de festa. É o deleite pela vitória alcançada.”
        Nelson Gonzaga de Oliveira, corregedor-geral do Ministério Público parabenizou os novos promotores. “O dia de hoje é um dia de alegria, não só para os empossados, mas para todas as suas famílias. Damos boas-vindas aos nossos novos amigos e amigas. Certamente verão que todos os esforços valeram a pena.”
        Ao encerrar a solenidade, o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, falou sobre a importância dos novos integrantes para a instituição. “Esta cerimônia se reveste de especial importância para o Ministério Público hoje, pois nossa instituição agrega aos seus quadros 73 novos promotores. Tenho certeza do fortalecimento da nossa instituição.”
        Grella ressaltou as dificuldades que podem surgir no exercício do cargo. “A carreira que os senhores assumem hoje é um casamento indissolúvel na defesa da ordem e da legalidade. Não se deixem iludir pelos holofotes da mídia. Não cedam nenhum milímetro na defesa da legalidade. Honrem o cargo que conquistaram com tanto esforço.”
        À solenidade estiveram presentes o desembargador Laerte José de Castro Sampaio, representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Roberto Bedran; o ouvidor-geral do Ministério Público, Fernando José Marques; o secretário do Conselho Superior do MP, Antonio Carlos da Ponte; o secretário do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, José de Arruda Silveira Filho; a secretária de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, representando o governador Geraldo Alckmin; o secretário de Estado da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto; o secretário-adjunto da Justiça e Defesa da Cidadania, Luis Daniel Pereira Cintra; o secretário-adjunto da Secretaria da Segurança Pública, Arnaldo Hossepian Salles Lima Júnior; a defensora pública-geral do Estado, Daniela Sollberger Cembranelli; a corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado, Márcia Regina Garuti; o diretor da Escola Superior do Ministério Público, promotor de Justiça Mário Luiz Sarrubbo; o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo, Antonio Fernandes Ruiz Filho, representando o presidente interino Marcos da Costa; o delegado-geral da Polícia Civil Marcos Carneiro Lima; o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli; o ouvidor da Polícia Civil, Luiz Gonzaga Dantas; o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Antonio Magalhães Gomes Filho; os subprocuradores-gerais de Justiça Márcio Fernando Elias Rosa (Gestão), Francisco Stella Junior (Relações Externas), Sérgio Turra Sobrane (Jurídico) e Wilson Alencar Dores (Institucional), o diretor-geral do MP, procurador de Justiça Paulo Sérgio Puerta dos Santos, procuradores e promotores de Justiça, entre outras autoridades.
        A cerimônia teve tradução simultânea para deficientes auditivos.

        Assessoria de Imprensa TJSP – AM (texto) / DS (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br    

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP