Inscrições para o Prêmio Innovare vão até 31 de maio
As inscrições para a VIII edição do Prêmio Innovare já estão abertas. A cerimônia que anunciou os temas deste ano foi realizada no último dia 24, no Plenário do Superior Tribunal de Justiça. O VIII Prêmio Innovare focará Justiça e Inclusão Social e Combate ao Crime Organizado, na categoria prêmio especial.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que representou a presidente Dilma Rousseff na solenidade, ressaltou a importância das práticas deste ano. “O crime organizado é um grande desafio. Deste Innovare sairão muitas práticas que poderão ser utilizadas como políticas públicas.”
Para se inscrever na VIII Edição do Prêmio Innovare: Os interessados podem se inscrever até 31 de maio pelo site do Instituto (www.premioinnovare.com.br) em seis categorias: Advocacia, Juiz, Ministério Público, Prêmio Especial, Defensoria Pública e Tribunal. O resultado será apresentado em dezembro, em Brasília. Os vencedores serão contemplados com R$ 50.000,00, além der terem suas práticas disseminadas para outras regiões pela equipe difusora do prêmio, composta por ministros, advogados renomados, juízes, promotores de Justiça e diretores do Instituto. Apenas a categoria Tribunal não recebe premiação em dinheiro. Também serão oferecidas menções honrosas em todas as categorias.
Sobre o Instituto Innovare: O Instituto Innovare é uma associação sem fins lucrativos, localizada em Botafogo (Rio de Janeiro) e tem por objetivo o desenvolvimento de projetos para pesquisa e modernização da Justiça brasileira, além de disseminar as práticas identificadas pelo Prêmio Innovare. Em 2010, o Instituto também contou com a primeira edição internacional. Participaram desta edição, países que fazem parte da Cúpula Judicial Iberoamericana (América Latina, Espanha, Portugal e Andorra), tendo como vencedora, a prática da República Dominicana.
Conselho Superior: Responsável pela definição das principais diretrizes e estratégias do Premio Innovare como a escolha do tema das inscrições e os membros da comissão julgadora. É formado pelos presidentes dos parceiros institucionais Henrique Calandra (AMB), Cesar Mattar Junior (Conamp), André Luiz Machado Castro (Anadep), Gabriel Wedy (Ajufe), Ophir Cavalcante Junior (OAB), Antonio Bigonha (ANPR), Roberto Irineu Marinho (Organizações Globo) e pela Secretaria de Reforma do Judiciário. Tem como presidente o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos.
Comissão Julgadora: A comissão faz parte da estrutura do Instituto Innovare e seus integrantes são escolhidos por meio de indicação e votação do Conselho Superior. É formada por personalidades do mundo jurídico, acadêmico e empresarial, responsáveis pela análise e julgamento das práticas recebidas.
· Ministro Gilmar Ferreira Mendes
· Ministro Sepúlveda Pertence
· Ministro Fátima Nancy Andrighi
· Ministro Luiz Fux
· Ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho
· Ministro José Antônio Dias Toffoli
· João Geraldo Piquet Carneiro – Advogado e presidente do Instituto Hélio Beltrão
· Adriana Burger – Defensora Pública
· Marcello Lavenére – Advogado e ex-presidente do Conselho Federal da OAB
· Ministro Sidnei Agostinho Beneti
· Ministro Carlos Ayres – Vice-presidente do Supremo Tribunal Federal
· Ministro Gilson Dipp
· Manuel Alceu Afonso Ferreira – Advogado
· Everardo Maciel – Ex-secretário da Receita Federal
· Arnaldo Malheiros Filho – Advogado
· Ministra Cármen Lúcia
· Ministro Francisco Cesar Asfor Rocha
· Ministro Cezar Peluso – Presidente do Supremo Tribunal Federal
· Ministro Sydney Sanches – Ministro STF aposentado
· Luis Roberto Barroso – Advogado
· Pierpaolo Botini – Advogado
· Wagner Gonçalves – Subprocurador-geral da República
· Taís Schilling Ferraz – advogada
· Ministro Ari Pargendler – Presidente do Superior Tribunal de Justiça
· Ministro Luis Inácio Lucena Adams
· Gustavo Binembojm – Advogado e professor da Faculdade de Direito da UERJ
· Marco Antonio Marques da Silva – Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo
Comissão Difusora: Criada para disseminar práticas identificadas pelo Prêmio Innovare, é formada pelo ministro Luis Felipe Salomão, Rubens Curado, Fernando Mattos, José Carlos Cosenzo, Rodrigo Collaço, Andrea Pachá, Kazuo Watanabe e pelo desembargador Marcus Faver.
Diretoria do Prêmio: A diretoria é o órgão responsável pela coordenação das ações executivas direcionadas à concretização do Premio Innovare. A diretoria é formada pelo diretor presidente Pedro Freitas, pelo diretor vice-presidente Sérgio Renault e pelos diretores Antonio Cláudio Ferreira Netto e Carlos Araujo.
Assessoria de Imprensa TJSP – Texto e foto (com informações do site Prêmio Innovare)
imprensatj@tjsp.jus.br