Programa reduz reincidência de egressos do sistema prisional da região de Assis
Criada há quatro anos, fruto de um convênio firmado entre a Vara de Execuções Criminais de Assis e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Central de Atenção ao Egresso e Família (Caef) de Assis finalizou o levantamento que revela o percentual de reincidência entre os egressos do sistema penitenciário da região. A Caef é o braço operacional do 'Programa de Atenção ao Egresso e Família', da SAP.
De 2007 a 2011 foram cadastrados no em Assis 674 egressos, dos quais apenas 124, ou seja 18%, voltaram a ser presos. O número representa um percentual bem abaixo dos índices oficiais registrados.
O objetivo do programa é dar suporte ao preso e a sua família, após o cumprimento da pena. Para se alcançar resultado positivo, o convênio oferece aos egressos cursos profissionalizantes e parcerias que colaboram para a reinserção deles no mercado de trabalho.
De acordo com o juiz corregedor dos presídios de Assis, Adugar Quirino do Nascimento Souza Junior, “o trabalho desenvolvido pelas Caefs junto às famílias é de fundamental importância para que o preso, depois que deixa o sistema prisional, encontre ambiente propício para sua integração à sociedade”.
Assessoria de Imprensa TJSP – RP (texto) / DS (foto ilustrativa)