COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Palestra: ‘Adoção e os Pretendentes à Adoção: Reflexões Acerca da Avaliação e Acompanhamento

EDITAL

A ESCOLA JUDICIAL DOS SERVIDORES, em parceria com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, comunica a realização da palestra ‘Adoção e os pretendentes à adoção: reflexões acerca da avaliação e acompanhamento’, aprovada pelo seu Conselho Técnico, em reunião de 22 de abril de 2024, sob a coordenação da desembargadora Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti, no dia 7 de junho de 2024.

 

OBJETIVOS: Discutir os aspectos relacionados à avaliação e preparação dos pretendentes à adoção, e problematizar os desafios que têm se apresentado às equipes técnicas do juízo, com o objetivo de fomentar uma construção coletiva de saberes e práticas que favoreçam o trabalho profilático e o acompanhamento dos pretendentes à adoção. Abordar aspectos envolvidos na construção da parentalidade adotiva. Abordar os aspectos envolvidos na avaliação dos pretendentes à adoção. Refletir acerca da reavaliação dos pretendentes à adoção. Abordar e problematizar o acompanhamento dos pretendentes à adoção nas etapas dos estágios de aproximação e convivência.

     

PÚBLICO-ALVO: Juízes e Servidores do Tribunal de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e Servidores da Defensoria Pública, Membros e Servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, Advogados, Delegados, Assistentes Sociais e Psicólogos, Profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados.

 

VAGAS OFERECIDAS: 10.000 (dez mil) vagas para a modalidade a distância.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

 

1. A participação importará o conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

 

2. Os servidores do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta nº 1, de 3 de setembro de 2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1.

 

3. A palestra será realizada via Microsoft Teams, com acesso em tempo real, dispensado o ato de inscrição, bastando acessar o link informado ao final do edital.

 

4. Haverá emissão de certificado eletrônico àqueles que apresentarem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência.

 

5. Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para ejus.eventos@tjsp.jus.br.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Data: 07/06/2024 (sexta-feira)

 

Horário: das 15h às 17h

 

Tema: Adoção e os pretendentes à adoção: reflexões acerca da avaliação e acompanhamento.

 

Conteúdo programático: A adoção do ponto de vista dos pretendentes à adoção. Reflexões acerca do papel da equipe técnica do juízo nos processos de Habilitação para Adoção. As motivações para adoção. Reflexões acerca da escolha do perfil pelos pretendentes. A espera para adotar. Reflexões acerca da preparação dos pretendentes à adoção: limites e potencialidades. Aspectos emocionais do ponto de vista dos adotantes envolvidos nos estágios de aproximação e convivência. Algumas reflexões acerca das descontinuidades nos processos de adoção (desistência e ‘devolução’) e o que dessas situações retornam para a avaliação dos pretendentes.

 

Palestrante: Carla Alessandra Barbosa Gonçalves Kozesinski - Psicóloga. Doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Supervisora do curso “Do Caso ao Laudo - Adoção” pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Atuou durante 10 anos em Varas da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo. Autora e coautora de artigos sobre adoção, como “Invisibilidades e racismo na adoção de crianças e adolescentes” (In: Adeildo Vila Nova. (Org.). Serviço Social e a psicologia no judiciário: perspectiva interdisciplinar. 1ed.São Paulo: Cortez, 2022); “Novas Respostas a Antigos Dilemas na Adoção de Crianças Mais Velhas” (In: Anais do VII Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura, CONPDL, Belo Horizonte, 2018).

 

METODOLOGIA: Aula expositiva.

 

Clique aqui para acessar o evento


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP