COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Palestra: A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL!

EDITAL

 

A ESCOLA JUDICIAL DOS SERVIDORES, em parceria com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, comunica a realização da palestra ‘A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL!’, aprovada pelo seu Conselho Técnico, em reunião de 31 de outubro de 2024, sob a coordenação da desembargadora Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti, no dia 22 de novembro de 2024.

 

OBJETIVOS: Contribuir com a formação de profissionais para o enfrentamento do racismo no cotidiano de atuação profissional. Sensibilizar profissionais para a questão étnico-racial. Trabalhar o quesito raça/cor na atuação profissional. Contribuir com linguagem e ação profissional antirracista. Fortalecer iniciativas e ações afirmativas.

 

PÚBLICO-ALVO: Juízes e Servidores do Tribunal de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e Servidores da Defensoria Pública, Membros e Servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, Advogados, Delegados, Assistentes Sociais e Psicólogos, Profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados.

 

VAGAS OFERECIDAS: 10.000 (dez mil) vagas para a modalidade a distância.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

 

1. A participação importará o conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

 

2. Os servidores do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta nº 1, de 3 de setembro de 2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1.

 

3. A palestra será realizada via Microsoft Teams, com acesso em tempo real, dispensado o ato de inscrição, bastando acessar o link informado ao final do edital.

 

4. Os participantes desde já ficam cientes de que não será computada a frequência para aqueles que acessarem a palestra por meio de smartphones ou tablets.

 

5. Haverá emissão de certificado eletrônico àqueles que apresentarem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência.

 

6. Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para ejus.eventos@tjsp.jus.br.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Data: 22/11/2024 (sexta-feira)

 

Horário: das 15h às 17h

 

Tema: A questão étnico-racial!

 

Conteúdo programático: Questões étnico-raciais no Brasil sob enfoque crítico. Desmistificando o discurso ideológico de inferiorização de indígenas e negros como justificativa ao processo colonizador. As exclusões no contexto republicano moderno e contemporâneo. O enraizamento de concepções “racistas”: só existe a raça humana e não segmentações dela. Reatualizando antropologicamente as análises quanto a biotipos, culturas e costumes. Africanidade e relações étnico-raciais sob as principais correntes incidentes no debate contemporâneo. Aspectos legais atuais compensatórios e preventivos à exclusão por “racismo”.

 

Palestrante: Julio Cezar de Andrade - Morador de Guaianases, zona leste de São Paulo, assistente social, pós-graduado em direito da criança e do adolescente pela Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul e Mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - UNIFESP, além de membro do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente. Foi diretor do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo – CRESS/SP e da Comissão Ampliada de Ética e Direitos Humanos. Colaborou para fundar e articular núcleos de base da UNEafro Brasil, foi Conselheiro Tutelar na região do Lajeado. Atuou como educador social em serviços de acolhimento e abordagem de rua e coordenou um serviço de convivência e fortalecimento da criança e do adolescente. É profissional e reconhecido ativista do Serviço Social e Babalorixá da casa Ile Aye Dun.

 

METODOLOGIA: Aula expositiva.

Clique aqui para acessar o evento


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP