TJSP inaugura ampliação da Cidade Judiciária de Campinas
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, inaugurou nesta sexta-feira (7/03) o Bloco D da Cidade Judiciária de Campinas, município localizado a 99 quilômetros da capital.
Durante a cerimônia, o presidente afirmou, em alusão à entrega das obras, que “a alegria de Campinas é a alegria do TJ, e a alegria do Estado de São Paulo é a alegria da República”. Vallim Bellocchi desejou felicidade aos magistrados e servidores de Campinas com o novo empreendimento e encerrou seu discurso dizendo esperar que “todos dêem as mãos para que a Justiça paulista cresça para melhor”.
Estiveram presentes à solenidade o juiz assessor da presidência do TJSP, José Maria Câmara Júnior; os desembargadores Alceu Penteado Navarro, Tarcísio Ferreira Vianna Cotrim e Fábio Gouvêa; o juiz diretor do Fórum de Campinas, José Henrique Rodrigues Torres; o governador de São Paulo, José Serra; o secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey; o procurador-geral de Justiça, Rodrigo César Rebello Pinho; o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos; prefeitos dos municípios da região; membros do Ministério Público, entre outras autoridades dos Poderes Legislativo e Judiciário.
Sobre o novo setor
O Bloco D do prédio da Cidade Judiciária de Campinas 3.252 m2 de área e um total de 20 salas, que abrigarão os cartórios das varas criminais da Comarca. As obras de reforma e adaptação foram feitas pela Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio de um convênio mantido com o Tribunal de Justiça de São Paulo.
A Comarca de Campinas conta ao todo com 28 varas e, segundo as estatísticas mais recentes da Corregedoria Geral da Justiça, possui cerca de 573 mil processos em andamento, sendo 300 mil de execuções fiscais.
O Judiciário local tem 674 funcionários, dos quais cerca de 500 trabalham na Cidade Judiciária e 174, no Fórum central. Circulam por dia nos dois prédios mais de 5 mil pessoas.
Com aproximadamente 1,1 milhão de habitantes, Campinas é a sede da 8ª Circunscrição Judiciária, que compreende também as Comarcas de Valinhos, Paulínia e Cosmópolis.