TJSP na Mídia: Jornal da Record destaca projeto #Rompa
Projeto de enfrentamento da violência de gênero.
Na edição da última sexta-feira (28), o Jornal da Record destacou o projeto #Rompa em matéria sobre violência doméstica. “O Brasil é hoje o quinto país do mundo em feminicídios. Para tentar mudar essa realidade, o Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), criou o projeto #Rompa. O objetivo é levar informações para as vítimas e interromper o ciclo da violência”, explica a reportagem. Assista aqui.
Na matéria, a desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJSP (Comesp), destaca a importância de políticas de combate e enfrentamento à violência doméstica. “Nós temos, sim, que nos importar com a situação, pois diz respeito à estrutura familiar, à autoestima da mulher e tem um reflexo muito grande na educação dos filhos. Não é somente a mulher a prejudicada, mas toda a estrutura familiar”, afirma a magistrada.
#Rompa
Lançado no Dia Internacional da Mulher (8/3), o projeto é uma parceria com a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e conta com o apoio das empresas e concessionárias ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM). Ele é dividido em quatro eixos relativos ao ciclo da violência. O primeiro trata da divulgação da campanha e da premiação. O segundo pretende reforçar junto aos operadores do sistema de justiça a atuação conjunta, visando combater a subnotificação dos casos. No terceiro eixo, o #Rompa dará atenção à divulgação das ações feitas por magistradas e magistrados de todo o Estado. No quarto, visibilidade aos programas existentes e às ações de pacificação como o “Carta de Mulheres”, “Projeto Fênix” e “App Juntas”.
Pelo hotsite www.tjsp.jus.br/rompa, é possível encontrar informações sobre o projeto; material de divulgação; cartilha #Rompa, com informações sobre os tipos de violência, como identificá-los, como agir e os canais de atendimento disponíveis; Painel da Proteção, com o histórico de medidas protetivas concedidas nos últimos dois anos (atualizado mensalmente); e o Prêmio #Rompa, para identificar e dar visibilidade a iniciativas de combate à violência de gênero.
Comunicação Social TJSP – AA (texto) / MK (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial