TSJP inaugura Fórum Digital em Buri e seis novas varas no interior
O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou hoje (21/12) seis novas varas no Interior e inaugura o Fórum Distrital Digital de Buri. As instalações são em Itapetininga (foto), São João da Boa Vista, Ribeirão Pires, Jaguariúna, Monte Mor e Suzano.
Itapetininga
A solenidade de instalação da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal e do Setor de Execuções Fiscais foi às 11 horas. O evento contou com a presença do presidente do Tribunal, Celso Limongi.
O Fórum de Itapetininga tem 250 funcionários e recebe cerca de 800 pessoas por dia. O juiz diretor é Aparecido Cesar Machado, responsável pela 2ª Vara Cível.
O Juizado já funcionava no Fórum e conta com cerca de 2,3 mil processos em andamento e o juiz designado é Roberto Brandão Galvão Filho. O horário de funcionamento é das 9 às 17 horas.
São João da Boa Vista
A cidade passa a contar com uma Vara do Juizado Especial Cível e Criminal. A solenidade de instalação aconteceu às 11 horas, e contou com a presença do vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Caio Canguçu de Almeida, que representou o presidente.
O diretor do Fórum é Heitor Siqueira Pinheiro, que é responsável também pelos trabalhos da 2ª Vara. Cerca de 500 pessoas circulam pelo Fórum todos os dias, além dos 125 funcionários.
O Juizado Especial já funcionava e agora, com a nova denominação de vara, passa a contar com um juiz exclusivo, Osmar Marcello Júnior. Cerca de 5,1 mil processos estão em andamento no Juizado, que recebe, em média, 180 processos por dia.
Ribeirão Pires
A Vara do Juizado de Ribeirão Pires foi inaugurada às 14 horas pelo desembargador João Alfredo de Oliveira Santos, que representou o presidente do TJSP. A Vara do Juizado ficará sob responsabilidade do juiz Glauco Costa Leite.
O Fórum de Ribeirão Pires conta com 98 funcionários e recebe um público aproximado de 500 pessoas por dia. A juíza diretora é Isabel Cardoso da Cunha Lopes Enei, que é responsável pela 3ª Vara.
Jaguariúna
Às 14h30, foi inaugurada a 2ª Vara Judicial da cidade. O vice-presidente do TJSP, desembargador Caio Canguçu de Almeida representou o presidente do Tribunal na solenidade.
A juíza diretora do Fórum é Marta Brandão Pistili, responsável pela 1ª Vara que possui cerca de 22 mil processos em andamento. A 2ª Vara ficará sob responsabilidade do juiz Paulo Rogério Bonini. Cerca 100 pessoas procuram os serviços do Judiciário de Jaguariúna todos os dias, e são atendidos pelos 36 funcionários do Fórum.
Monte Mor
O vice-presidente Caio Canguçu de Almeida representou o presidente do TJSP também na inauguração da 2ª Vara Judicial de Monte Mor, às 16 horas.
Trabalham no Fórum local 45 funcionários e cerca de 80 pessoas circulam diariamente pelo prédio. A juíza diretora é Patrícia Cayres Mariotti, que responderá pelas duas varas.
Monte Mor pertence à 34ª Circunscrição Judiciária, que tem como sede Piracicaba.
Suzano
A solenidade de instalação da Vara do Juizado Cível e Criminal em Suzano foi realizada às 16 horas. O presidente do TJSP, Celso Limongi, foi representado pelo desembargador João Alfredo de Oliveira Santos.
Cerca de 6 mil processos estão em andamento no Juizado local, que tem como juiz Bruno Paes Straforini. O Juizado atenderá o público no hoário das 9 às 18 horas.
O Fórum, onde trabalham cerca de 200 funcionários, recebe em média 600 pessoas por dia.
Fórum Distrital Digital de Buri
O presidente do TJSP, Celso Limongi, inaugurou às 16h30 o Fórum Distrital Digital de Buri, totalmente informatizado, em que os processos tramitam eletronicamente. A juíza diretora é Marina San Juan Melo e contará inicialmente com 12 funcionários.
Além de Buri, já foram instalados fóruns distritais digitais nas cidades de Arthur Nogueira, Ouroeste, Salto de Pirapora e Nazaré Paulista. No próximo dia 27 será a vez de Pirangi.
A inauguração de um Fórum obedece a critérios como o número de habitantes e eleitores da cidade. O Tribunal de Justiça encaminha um projeto de lei para a Assembléia Legislativa solicitando a instalação. Após a aprovação, o projeto é transformado em Lei.
Contudo, para as novas varas digitalizadas foram levados em conta outros critérios, como as dificuldades de acesso da população às sedes das comarcas, as condições de transporte, a renda per capita aproximada, e também informações sobre o número de pessoas destas localidades que se dirigem aos fóruns das comarcas. Inaugurado no dia 26 de junho deste ano, o Fórum da Freguesia do Ó, na Zona Oeste da capital, foi o primeiro totalmente informatizado do país.