TJSP homenageia personalidades com “Colar do Mérito Judiciário”
O Tribunal de Justiça de São Paulo homenageou hoje (30/11) com o “Colar do Mérito Judiciário” (foto), o secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Cláudio Ferraz de Alvarenga.
A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie Northfleet, também foi indicada para a condecoração, mas não compareceu em virtude de compromissos agendados previamente.
Na solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Celso Luiz Limongi, disse que as homenagens também simbolizam o apreço dos operadores do Direito pela Democracia.
A condecoração foi instituída pelo Poder Judiciário do Estado em 1973, com o objetivo de homenagear personalidades, nacionais ou estrangeiras, por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica.
A primeira entrega de medalhas foi nos festejos do centenário da instalação do Tribunal, em fevereiro de 1974, contemplando os ex-presidentes, desembargadores da Corte, e os ministros do Supremo Tribunal Federal vinculados a São Paulo.
Luiz Antonio Guimarães Marrey, ressaltou seu sentimento de ”gratidão por compor o quadro de pessoas homenageadas pelos serviços prestados à Justiça e a cidadania do país”.
Cláudio Ferraz de Alvarenga finalizou seu discurso afirmando que “renovo a minha fé, na vida, no homem e no amanhã. Renovo a minha confiança absoluta no Poder Judiciário, nas instituições típicas do Estado Democrático do Direito”.
Ele destacou ainda que todos são parceiros de um mesmo ideal e uma mesma responsabilidade, “a de contribuir para uma sociedade mais justa e mais democrática”.