Marília realiza terceira edição do ‘Cejusc Itinerante’
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Marília realizou, no último sábado (17), a terceira edição do Cejusc Itinerante: Marília Cidadã, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nelson Gabaldi. Foram 1.937 atendimentos gratuitos entre todas as instituições participantes, sendo 129 do Cejusc.
O evento deu continuidade ao Termo de Cooperação firmado entre o Tribunal de Justiça, representado pelo juiz adjunto do Cejusc, Marcelo de Freitas Brito; a Universidade de Marília (Unimar), o Ministério Público Federal (MPF) e a Prefeitura. O objetivo do projeto é aproximar a população do Poder Judiciário ao efetivar o exercício da cidadania, divulgando a conciliação como método alternativo e eficaz de resolução de conflitos de interesses.
Foram oferecidas orientações jurídicas e realizadas audiências de conciliação em matérias de família (divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, alimentos, visitas, guarda, partilha de bens, reconhecimento de paternidade) e patrimônio (direitos do consumidor, vizinhança, locação, acidente de trânsito, cobrança e DPVAT). “O Cejusc Itinerante é mais uma ferramenta que auxilia na diminuição das dificuldades de acesso ao Poder Judiciário, possibilitando a ampla prestação jurisdicional pelo Estado por meio da conciliação e ações de cidadania”, disse o juiz Marcelo Brito, que acompanhou os trabalhos.
As demais parceiras também prestaram atendimento à população. O Ministério Público Federal, por exemplo, recebeu denúncias de violação de direitos humanos e atos lesivos ao patrimônio público e social, além de coletar assinaturas para o projeto “10 Medidas Contra Corrupção”. Já o INSS orientou sobre contribuições e benefícios. O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) emitiu carteiras de trabalho e a Defensoria Pública auxiliou nas orientações jurídicas.
A Unimar e a Prefeitura promoveram avaliações nutricionais, triagem para atendimento pelos cursos de Odontologia e Fisioterapia; orientação quanto à obesidade infantil, doenças sexualmente transmissíveis e combate à dengue; exames de tipo sanguíneo e aferição de pressão arterial. A Uniodonto, que participou pela primeira vez, levou “Bocão Lúdico” e realizou triagem para atendimentos odontológicos.
Também foram distribuídas mudas de árvore, além da realização de atividades recreativas para as crianças. O Instituto Embelleze e a Escola de Formação Profissional da Beleza (Efac) ofereceram cortes de cabelo, manicure e maquiagem. Houve, ainda, apresentação do grupo de Taekwondo; exposição de animais e os projetos “Representa – 1º Festival de Arte e Cultura” e “Multiplicadores de Educação Sexual e Reprodutiva”. Também apoiaram o evento a Coca-Cola – Femsa, Marilan, Dori, Jazam, Lions Clube 3º Milênio, Conselho Comunitário de Segurança, Polícia Militar e o jornalista José Henrique Travassos.
A quarta edição está prevista para o dia 21 de novembro, na cidade vizinha de Marília, Vera Cruz.
* Com informações e fotos do Cejusc Marília
Comunicação Social TJSP – PH (texto) / Cejusc (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br