EJUS inicia curso de Direito Processual Civil
A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) iniciou ontem (2), nas dependências da Escola Paulista da Magistratura (EPM), o Curso de Direito Processual Civil, coordenado pelo juiz Gilson Delgado Miranda e ministrado pelo diretor da Secretaria de Planejamento Estratégico do TJSP, professor Rodrigo Marques de Campos. Participam 127 alunos presenciais e 402 a distância.
Composto de cinco aulas, o curso é o primeiro de uma série que apresentará noções básicas sobre cada ramo do Direito aos servidores do TJSP – os próximos versarão sobre Direito Administrativo, Penal, Processual Penal, Constitucional e Civil. Não é necessário ter nível superior, porque os cursos não têm qualquer característica de especialização, extensão ou pós-graduação. “Estamos dando passos firmes que nos permitirão construir um tribunal cada vez melhor”, disse Gilson Miranda na abertura.
O coordenador também declarou o pioneirismo da iniciativa e o elevado grau de interesse dos servidores, com o rápido esgotamento das vagas. “Este resultado impõe – e esta é a política da Escola – reeditar o curso, em sua modalidade online.”
Ao iniciar sua exposição, Rodrigo Marques de Campos também ressaltou o caráter inovador do projeto, em paralelo com a importância do tema tratado. Na aula inaugural, discorreu sobre a parte geral do Direito Processual Civil. Nos próximos encontros, serão apresentados desde os atos atinentes à deflagração e admissão dos litígios em juízo, a forma do processo e dos ritos processuais, a tipologia, pressupostos e efeitos dos recursos.
Comunicação Social TJSP – ES (texto e fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br