Presidente do TJSP recebe título de sócio de honra do IHGGS
Na noite de ontem (30), o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba abriu suas portas na Casa de Aluísio de Almeida, para receber o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini e torná-lo o seu mais novo associado.
O mais novo sócio honorário do IHGGS foi saudado pelo desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira, também associado do instituto. “Sou amigo e colega do presidente Nalini. Temos muitos pontos em comum: iniciamos juntos as nossas carreiras na Magistratura, em agosto de 1976; somos devotados ao estudo e ao ensino da História; somos professores dessa ciência e também da ciência do Direito.”
Entre os presentes, nada mais nada menos que Zuleika Supira Kenworthv: a primeira mulher da América Latina a se tornar promotora de Justiça. Aos 101 anos, coube a ela a entrega do título de “Sócio de Honra do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba” ao presidente Nalini (ouça o que ela disse).
A sorocabana Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, desembargadora do TJSP, também manifestou a alegria de receber em sua terra natal o presidente do Tribunal. “A honra ultrapassa a amizade que nos une. Recebê-lo na cidade em que nasci me deixa cheia de alegria." O juiz Jayme Walmer de Freitas, da 1ª Vara Criminal de Sorocaba, falando em nome dos colegas da comarca, também fez questão de cumprimentar o recém-empossado sócio honorário do IHGGS.
O homenageado falou de sua ligação com Sorocaba. Ao final, encerrou com a leitura do eternizado verso instituído pelo poeta Paulo Bomfim para a abertura da primeira “Semana do Tropeiro”.
Segundo o prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio, José Renato Nalini terá que voltar em breve para a outorga do título de “Cidadão Sorocabano”, aprovado pela Câmara de Sorocaba.
Além de magistrados, advogados, servidores e sócios do IHGGS, compareceram à cerimônia – conduzida pelo presidente do IHGGS, professor Adilson Cezar – a juíza diretora do fórum e da 10ª Região Administrativa Judiciária, Erna Thecla Maria Hakvoort; o presidente da 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Sorocaba, Alexandre Ogusuku; o diretor do Deinter-7, delegado Júlio Guelbert; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana e o capitão PM Wanderley Cesar Policeno Sobrinho, representando o comandante do 7º BPM-I.
Comunicação Social TJSP – RS (texto e fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br