Comunicação Social

Notícia

TJSP participa do 2º Encontro Nacional do Judiciário

    Foi realizado no dia 16 de fevereiro, em Belo Horizonte, o “2º Encontro Nacional do Judiciário”, com o objetivo de apresentar e discutir estratégias para melhorar o funcionamento do Poder Judiciário em todo o Brasil. 
    Participaram do evento presidentes de Tribunais de Justiça estaduais e dos cinco tribunais superiores (STF, STJ, TSE, TRT e STM). 
    O presidente da Seção Criminal do Tribunal de Justiça, desembargador Eduardo Pereira Santos, representou o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi. Estiveram presentes ainda o juiz assessor da Presidência, James Alberto Siano, e o juiz da 5ª Vara das Execuções Criminais da Capital, Paulo Eduardo de Almeida Sorci.
    Durante o Encontro, o Conselho Nacional de Justiça apresentou um conjunto de dez metas que deverão ser cumpridas por todos os Tribunais do País, a serem implantadas desde já. 
    Confira abaixo a relação das dez metas nacionais de nivelamento a serem alcançadas pelo Judiciário neste ano de 2009:

1. Desenvolver e/ou alinhar planejamento estratégico plurianual (mínimo de 05 anos) aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário, com aprovação no Tribunal Pleno ou Órgão Especial.

2. Identificar os processos judiciais mais antigos e adotar medidas concretas para o julgamento de todos os distribuídos até 31/12/2005 (em 1º, 2º grau ou tribunais superiores). 

3. Informatizar todas as unidades judiciárias e interligá-las ao respectivo tribunal e à rede mundial de computadores (internet). 
4. Informatizar e automatizar a distribuição de todos os processos e recursos.

5. Implantar sistema de gestão eletrônica da execução penal e mecanismo de acompanhamento eletrônico das prisões provisórias.

6. Capacitar o administrador de cada unidade judiciária em gestão de pessoas e de processos de trabalho, para imediata implantação de métodos de gerenciamento de rotinas.

7. Tornar acessíveis as informações processuais nos portais da rede mundial de computadores (internet), com andamento atualizado e conteúdo das decisões de todos os processos, respeitado o segredo de justiça. 

8. Cadastrar todos os magistrados como usuários dos sistemas eletrônicos de acesso a informações sobre pessoas e bens e de comunicação de ordens judiciais (Bacenjud, Infojud, Renajud).

9. Implantar núcleo de controle interno.

10. Implantar o processo eletrônico em parcela de suas unidades judiciárias.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP