Colégio Bandeirantes participa do projeto 'Corregedoria na Escola'
A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) promoveu nesta terça-feira (20) a segunda palestra do projeto Corregedoria na Escola, que aconteceu no Colégio Bandeirantes, onde cerca de cinquenta alunos do ensino médio acompanharam a exposição do juiz assessor da Corregedoria, Afonso de Barros Faro Júnior.
O projeto tem o objetivo de divulgar as atividades da CGJ a instituições de ensino fundamental, médio e superior, públicas ou particulares, e atende à determinação da 5ª diretriz no 60º Encontro do Colégio de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça (Encoge) – “divulgar nas escolas e universidades o trabalho das Corregedorias”.
A abertura do encontro foi realizada pela professora de História e integrante do núcleo do “Programa Cidadania”, Marina Consolmagno. “Nosso convidado está aqui para conversar sobre temas que trabalhamos em aula e veio aprofundar nossos conhecimentos. É o momento de aproveitarmos a oportunidade para esclarecer dúvidas e ajudar na escolha da profissão”, disse.
O magistrado começou a conversa com os estudantes explicando o trabalho do Poder Judiciário, as funções do juiz, advogado, promotor e do defensor público. Falou, principalmente, das funções da Corregedoria, como, por exemplo, a de fiscalizar a atuação e conduta dos magistrados e servidores, e da atuação dos 17 juízes que prestam assessoria ao corregedor para atender à demanda do Estado.
Ao final, o juiz esclareceu dúvidas dos estudantes, que se mostraram preocupados com a escolha da carreira e interessados nas atividades do Poder Judiciário.
A primeira palestra do projeto Corregedoria na Escola aconteceu em maio, ocasião em que o corregedor-geral, desembargador José Renato Nalini, levou informações a alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. A próxima está marcada para terça-feira (27), com outra turma do Colégio Bandeirante, que assistirá palestra do juiz assessor da CGJ, Ricardo Tseng Kuei Hsu.
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / DS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br