Presidente do TJSP inicia em Franca novas visitas a comarcas do interior do Estado
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, está esta semana em viagem ao interior do Estado, onde se reúne com juízes das Circunscrições de Franca, Ituverava, Batatais e realiza uma visita ao Fórum de Brodowski.
Hoje, quinta-feira (8/1), o presidente reuniu-se com juízes que integram a 38ª Circunscrição Judiciária com sede em Franca, no fórum da cidade. Amanhã (9/1), o desembargador manterá encontro com magistrados que integram a 40ª Circunscrição Judiciária, no fórum de Ituverava, sede da Circunscrição e onde vivem aproximadamente 38 mil pessoas. No sábado (10/1), o presidente Vallim Bellocchi estará com magistrados no fórum de Batatais, cidade sede da 39ª Circunscrição Judiciária. A viagem será encerrada no domingo (11/1), com visitas ao fórum de Brodowski e à casa onde nasceu o pintor Cândido Portinari.
Trata-se de mais uma etapa de uma série de visitas que o desembargador vem fazendo a diversas regiões do Estado – iniciadas em agosto na comarca de Monte Alto – com o objetivo de conhecer de perto a realidade do Poder Judiciário paulista.
Em setembro, o presidente esteve nas cidades de Ribeirão Preto, Guaratinguetá, Bananal, Presidente Prudente, Rosana, Teodoro Sampaio e Presidente Venceslau. Em outubro, reuniu-se com os juízes da 21ª Circunscrição Judiciária, que tem a cidade de Registro como sede, e em Itanhaém, sede da 56ª CJ, com magistrados da região. No início de novembro, nos dias 6, 7 e 8, o presidente Vallim Bellocchi esteve com magistrados na sede da 16ª Circunscrição Judiciária, em São José do Rio Preto; da 18ª, em Fernandópolis e 55ª CJ, em Jales. Entre os dias 20 e 23, esteve nas comarcas de Assis (26ª CJ), Marília (31ª CJ) e Dracena (29ª CJ), onde manteve contato com juízes das três comarcas e também de Tupã, sede da 30ª Circunscrição Judiciária. Em dezembro o presidente esteve em Avaré (24ª), Bauru (32ª) e Ourinhos sede da 25ª Circunscrição Judiciária.
Franca
Franca tem 319.094 habitantes e é sede da 38ª Circunscrição Judiciária, integrada também pelas cidades de Patrocínio Paulista e Pedregulho.
O Judiciário local abriga cinco varas cíveis, três criminais, uma Vara do Júri e Execuções Criminais, uma da Infância e Juventude, três da Família e Sucessões uma Vara do Juizado Especial Cível e um Serviço Anexo das Fazendas.
Estão em andamento na Justiça local 111.651 processos, dos quais 2.942 deram entrada somente no mês de novembro.
Trabalham no fórum da cidade 305 funcionários e cerca de mil pessoas circulam diariamente por suas dependências. A juíza diretora do fórum é Julieta Maria Passeri de Souza.
Ituverava
Ituverava, sede da 40ª Circunscrição Judiciária, tem uma população de 38.539 habitantes.
O Judiciário da cidade conta com duas varas cumulativas, um Juizado Especial Cível, um e um Juizado Informal de Conciliação.
Estão em andamento atualmente na Justiça local 24.193 processos, 565 dos quais foram distribuídos no mês de novembro.
Trabalham no Fórum de Ituverava 70 funcionários e perto de 300 pessoas circulam por dia por suas dependências. A juíza diretora do fórum é Luisa Helena Carvalho Pita. Além de Ituverava, integram também a 40ª Circunscrição os municípios de Guará, Igarapava, Miguelópolis, São Joaquim da Barra e Ipuã.
Batatais
Sede da 39ª Circunscrição Judiciária, Batatais tem 53.525 habitantes.
A Justiça local tem duas varas cíveis e uma criminal, um Juizado Especial Cível, um Setor de Execuções Fiscais e um Setor Informal de Conciliação.
Tramitam no Judiciário local mais de 31.576 processos, dos quais 654 deram entrada somente no mês de novembro.
Trabalham no fórum da cidade 76 funcionários e aproximadamente 200 pessoas circulam por dia em suas dependências. O juiz diretor do fórum é Rogério Tiago Jorge.
Integram a 39 ª Circunscrição Judiciária, além da sede, as comarcas de Brodowski, Altinópolis, Nuporanga, Orlândia e Morro Agudo.
Brodowski
No domingo (11/1) o presidente Vallim Bellocchi estará na cidade de Brodowski, visitando as instalações do Fórum local, onde trabalham 32 servidores e circulam diariamente aproximadamente 200 pessoas. O Judiciário local possui 6.326 processos em andamento, sendo que 306 deram entrada somente no mês de novembro. O presidente estará também conhecendo a casa onde nasceu o artista plástico Cândido Portinari, natural do município.