Presidente do Tribunal de Justiça participa de homenagem a Gilmar Mendes
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, participou na última sexta-feira (12/12) de uma homenagem ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Ferreira Mendes, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O ministro recebeu a comenda da Ordem do Mérito Industrial São Paulo.
Em seu discurso, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, afirmou que Gilmar Mendes assumiu as funções de chefe do Poder Judiciário nacional “numa quadra de acontecimentos extraordinários, onde toda a sociedade sentia os perigos concretos da ameaça aos seus direitos constitucionais de cidadão" e que, diante disto, o ministro agiu “com altivez, coragem e destemor, tendo em suas mãos uma única e pacífica arma: a Constituição da República Federativa do Brasil”. “É um grande orgulho poder prestar este justo reconhecimento ao ministro Gilmar Mendes, que tanto tem feito pelo Brasil”, concluiu Paulo Skaf.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, esteve presente à solenidade e cumprimentou a Fiesp pela “justa homenagem ao presidente do STF, que traz tranqüilidade a todos os brasileiros com seu trabalho, que está associado a um Judiciário mais célere”.
Já para o governador José Serra, “Gilmar Mendes tem uma visão ampla do Brasil por seu talento, seus estudos e sua experiência. E tem também uma marca: associa em seu trabalho a tradição à modernidade. Só assim se constrói o futuro. É, portanto, muito apropriada a outorga da Ordem do Mérito Industrial São Paulo ao ministro Gilmar Mendes, a quem deixo um grande abraço, de amigo e admirador”.
Ao fazer uso da palavra, o homenageado da noite disse: “A admiração é, aqui, dos sentimentos que mais me estimulam. A modernização do Judiciário, ainda que tardia, é uma realidade e seus resultados são visíveis”. O presidente do STF falou também sobre a adoção das súmulas vinculantes, que têm permitido desafogar o Supremo Tribunal Federal. “Registrando por derradeiro o contentamento de lhes falar, agradeço por estar sendo agraciado com o recebimento desta Ordem”, finalizou Gilmar Mendes.
Sobre a Ordem do Mérito Industrial São Paulo
Criada pela resolução número 4 de 5 de maio de 2007, a Ordem do Mérito Industrial São Paulo é destinada a personalidades e instituições nacionais ou estrangeiras consideradas dignas do reconhecimento e da admiração da indústria.
A comenda já foi entregue aos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Alan García Pérez (do Peru), Lee Myung Bak (da República da Coréia) e ao primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong.