Presidente conhece de perto trabalho do JEC de Assis
Após a reunião com os magistrados da 26ª Circunscrição Judiciária, em Assis, o presidente do TJSP, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, foi conhecer nesta quinta-feira (20/11) o prédio onde funciona a Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da cidade.
Acompanhado pela juíza diretora Silvana Cristina Bonifácio Souza, o presidente ficou satisfeito com o que viu. Tanto no que se refere às instalações físicas onde funciona a Vara, como também em relação às inovações que vem sendo implementadas, com o objetivo de dar um atendimento mais confortável para a população que procura os serviços do JEC.
Um exemplo disso foi a instalação de aparelhos de som no saguão de espera para as audiências. Para a juíza, “a execução de músicas clássicas contribui para uma melhora do estado emocional das pessoas que ali estão, aguardando para a solução de um litígio, aumentando assim a possibilidade de se chegar a um acordo.”
Aproximadamente 85% dos processos julgados no Juizado são resolvidos através da conciliação. Estão em andamento atualmente no Juizado Especial Cível e Criminal de Assis cerca de 6 mil processos, dos quais 70% são da área cível e 30% criminais.
O presidente, desembargador Vallim Bellocchi tomou conhecimento também de um convênio firmado entre a Vara de Execuções Criminais de Assis, a Central de Penas Alternativas e a Central de Egressos da Secretaria de Administração Penitenciária, e a Vara do Juizado. Por meio desse convênio, o envolvido em um processo criminal já sai da audiência encaminhado para a entidade beneficente onde irá cumprir a sua pena. Além disso, o convênio possibilita também com que a Central de Egressos realize um trabalho mais próximo com os presos recém saídos do sistema prisional. O juiz responsável pela Vara de Execuções Criminais de Assis é Adugar Quirino do Nascimento Souza Junior.
Aproveitando a chegada do Natal, a Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Assis lançou a campanha “Doe um brinquedo e faça uma criança feliz”, visando uma aproximação ainda maior entre o Judiciário e a comunidade de Assis. Segundo a diretora do JEC, Jaqueline Cristina Pianoschi Matos Bento, falou do sucesso da campanha, que conta com o apoio de entidades como a OAB, Polícia Militar e Ministério Público Estadual, que disponibilizaram espaços para receber os presentes doados. Jaqueline disse que diversas instituições já entraram em contato com o JEC para presentear suas crianças.