Estudantes e professores da FAAP realizam Júri Simulado no Palácio da Justiça
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo cedeu hoje (12/11), o Tribunal do Júri do Palácio da Justiça, “Sala Desembargador Paulo Costa”, para realização de mais um Júri Simulado.
O evento foi realizado pela Faculdade Armando Álvares Penteado - FAAP. O último julgamento realizado no Salão aconteceu no dia 19 de agosto de 1987. Naquela ocasião um rapaz do bairro Vila Santa Catarina, havia assassinado toda a família.
O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José Roberto Neves Amorim, vice-diretor da Faculdade de Direito da FAAP, ressaltou a importância do Júri Simulado: "além de ensinar como funciona o Tribunal do Júri, a prática possibilita desenvolver as partes verbais, corporais e a rapidez de raciocínio dos alunos”.
Neves Amorim agradeceu ao presidente do TJSP, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellochi, em nome da FAAP e também em seu nome, por ele ter concedido o espaço que possibilitou aos acadêmicos de direito, desenvolver cada vez mais a prática da Ciência Jurídica. Para o desembargador, a iniciativa demonstra a preocupação do presidente do TJSP, na formação dos futuros operadores do Direito.
O diretor da Faculdade de Direito da FAAP, professor Álvaro Villaça Azevedo, agradeceu a presença dos alunos, professores, juízes e familiares que vieram prestigiar o evento. Ele destacou a importância do Tribunal disponibilizar aos presentes um espaço de relevante valor histórico para a Justiça paulista e brasileira.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellochi, prestigiou o Júri Simulado. Ele cumprimentou os presentes e agradeceu a presença do ex-governador Cláudio Lembo, a quem identificou como uma figura legendária, moral e cultural do País.
O presidente também agradeceu ao desembargador do TJSP, Neves Amorim, pelo trabalho realizado na FAAP. Vallim Bellochi afirmou que Tribunal do Júri é orgulho para São Paulo, porque por aqui desfilaram os mais importantes nomes do Direito. Ele ainda afirmou que o Tribunal de Justiça esta aberto a todos e que se sente orgulhoso em receber os estudantes. O presidente se despediu desejando felicidades a todos os participantes.
O Júri Simulado da FAAP foi coordenado pelo professor de Direito Penal, Fernando José da Costa, e teve a orientação dos professores, Naila Cristina Ferreira Nucci e Mario Luis Sarrubo, e contou com a participação do juiz Luiz Toloza Neto.
No dia 30 de outubro passado, o Departamento de Direito Penal e Processual da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo também realizou um Júri Simulado no Tribunal do Júri do Palácio da Justiça, “Sala Desembargador Paulo Costa”.
Tribunal do Júri
O Plenário do Júri, medindo aproximadamente 230 metros quadrados, é todo revestido com lambris de madeira de lei, entalhada por artífices do Liceu de Artes e Ofícios, escola de Ramos de Azevedo. O teto, ornamentado com motivos renascentistas, tem ao centro uma clarabóia com belo vitral e lustres de bronze e alabastro, pesando cerca de meia tonelada cada. O crucifixo, em tamanho natural, foi entronizado em 2 de janeiro de 1933 por D.Guido Del Toro, na ocasião da primeira sessão do júri.