Comunicação Social

Notícia

Juízes falam sobre Cidadania e Justiça em escola

    Mais uma escola em Guarulhos foi contemplada na manhã da última sexta-feira (31/10) com a apresentação do projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”. 
        O juiz Regis de Castilho Barbosa Filho, da 6ª Vara Cível e diretor do Fórum da cidade, e a juíza Vera Lúcia Calviño, da 2ª Vara do Juizado Especial Cível estiveram reunidos com cerca de cem alunos, entre 14 e 17 anos, da Escola Estadual  José Alves de Cerqueira César.
    Com base na Cartilha da Justiça em quadrinhos, distribuída previamente aos estudantes, os magistrados falaram sobre os direitos dos cidadãos, a competência dos três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e as atribuições de juízes, promotores e defensores públicos, além de transmitir conceitos de cidadania.
    A cartilha tem formato de gibi, apresenta historinhas com personagens que ilustram variadas situações e traz passatempos, que além de divertirem, fixam o conteúdo das informações. A edição apresentada teve tiragem de 50 mil exemplares. 
    Para  a diretora da escola, Claudete Cláudio Saker, “o evento, mais do que a interação dos estudantes com os juízes, serviu para transmitir valores de cidadania, contribuir na formação dos jovens e na inserção deles na sociedade”. 
    Os alunos manusearam a cartilha em sala de aula com professores de diferentes matérias. “Foi um trabalho multidisciplinar, onde os estudantes que mostraram maior interesse foram selecionados para participar da palestra”, disse a coordenadora Ésoli Núbile. 
    O projeto é uma realização da Associação dos Magistrados Brasileiros e do Tribunal de Justiça de São Paulo. O programa surgiu da constatação de que a maior parte da população desconhece o funcionamento da Justiça brasileira. O objetivo da iniciativa é conscientizar professores e alunos sobre seus direitos e deveres, mostrando como exercê-los. 
    Os estudantes elaboraram perguntas sobre o Judiciário em diversas situações, e o juiz se mostrou surpreso com o interesse dos alunos. Ele disse ser mais afortunado que os estudantes pela oportunidade de conhecer o âmago da sociedade civil. “Estamos trabalhando para que o programa corra o Brasil inteiro”, afirmou, com entusiasmo.
    Os jovens mostraram grande curiosidade pela magistratura, já que a maioria está na fase pré-vestibular, o que deixou a juíza Vera emocionada. “O interesse de vocês me enche de esperança com relação ao nosso futuro. Estamos dependendo de vocês e o nosso objetivo é dar consciência sobre o nosso Estado, nossa sociedade.”
    Para o representante do 2º ano do Ensino Médio da escola, Allan Douglas Oliveira, “faltou tempo para tirar todas as dúvidas, mas foi um excelente contato com a informação”.
    Os participantes do encontro serão os multiplicadores do conhecimento, que terão a oportunidade de repassar o que aprenderam para os demais alunos, em forma de teatro e trabalhos em sala de aula. 
    Esta foi a 6ª escola visitada e os encontros acontecem, geralmente, a cada dois meses, sempre na última sexta-feira.

             

 

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP