TJSP realiza videoconferência com a Costa Rica
Foi realizada hoje (25/6) uma Videoconferência entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e a Suprema Corte da Costa Rica. O evento consistiu em uma série de palestras ministradas pelo juiz Cláudio Augusto Pedrassi, assessor da Presidência para assuntos de informática; Paulo Eduardo de Almeida Sorci, juiz diretor do Fórum Digital da Freguesia do Ó e Rosely Castilho, Secretária de Tecnologia da Informação e comunicação do TJSP. Eles falaram sobre o Processo Digital, seus desafios e condutas para implantação.
A comunicação foi estabelecida entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e a Escola de Magistratura da Costa Rica, as palestras tiveram a duração de uma hora e foram assistidas por aproximadamente 30 pessoas, entre magistrados e funcionários.
Os pontos destacados pelo juiz Claudio Pedrassi, além do próprio meio de comunicação, foram às vantagens do “processo sem papel”, tanto econômica quanto no que se refere ao andamento processual.
O juiz Paulo Sorci ainda comentou sobre a satisfação com que os funcionários do Fórum da Freguesia cumprem os trâmites processuais pelo meio digital.
A Presidência da Escola de Magistratura da Costa Rica ressaltou a importância desta modalidade de comunicação entre os Tribunais e o desejo de estabelecer uma rede Judiciária Ibero-americana para troca de experiências e informações entre as Secretarias de Informática dos países.