Comunicação Social

Notícia

Fórum de Barretos ganha novo prédio

    O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou na última sexta-feira (27/6) o novo prédio do Fórum de Barretos, localizado na Avenida Centenário da Abolição, 1500, Bairro América, Barretos, São Paulo.  
    No evento, o presidente do TJSP, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, foi representado pelo desembargador Carlos Luiz Bianco, coordenador da 14ª Circunscrição Judiciária, da qual Barretos é a comarca sede. Segundo ele, “um dos maiores objetivos do Tribunal Paulista é propiciar dignas instalações de trabalho aos magistrados e funcionários, por isso, o novo Fórum de Barretos encontra-se em absoluta consonância com os reclamos da comunidade barretense, principalmente por sua funcionalidade”. 
    O prefeito da cidade, Emanuel Mariano Carvalho, elogiou o empenho do juiz diretor do Fórum, Moacir Braido, para a construção do novo prédio. O juiz, por sua vez, afirmou que “a importância do novo prédio é vital, tendo em vista que a instalação antiga era deficiente, não comportava os juízes, cartórios, promotores e serventuários”. 
    A promotora de justiça Adriana Nogueira Franco Carvalho Lima representou o procurador geral de Justiça do Estado de São Paulo na solenidade. Para ela, “há muito tempo o Poder Judiciário local necessita de nova casa para melhor prestar o serviço à população”. 
    O desembargador Mohamed Amaro, ouvidor do Tribunal de Justiça de São Paulo, pediu a palavra e falou sobre a satisfação de estar presente na entrega do prédio e sobre a assinatura do convênio entre o Judiciário e o Poder Executivo para a construção do novo Fórum. “O espaço físico adequado permite o constante acesso à Justiça a todos que procuram o Judiciário para a satisfação dos seus interesses individuais e coletivos”, afirmou o ouvidor. 
    Após a solenidade, foi instalada a sala de oficiais de justiça, que recebeu o nome de dois oficiais que morreram em um acidente quando estavam a serviço da Justiça: Silvio de Souza Santos e Luzia Clara Girardi Santos. 
    Construído graças a um convênio entre a Prefeitura de Barretos e a Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, o novo prédio tem de 11,3 mil m² de área total, 4,4 mil m² de área construída e conta com rampa para facilitar o acesso a portadores de necessidades especiais e banheiro adaptado. O edifício passa a reunir todos os setores dos três prédios onde funciona atualmente a Justiça local, gerando uma economia anual para o erário público de cerca de 64 mil reais, pois dois deles eram locados.
     A 14ª Circunscrição Judiciária também abrange as comarcas de Bebedouro, Olímpia, Guairá, Monte Azul Paulista, Viradouro e Colina, além dos Foros Distritais de Cajobi e Severínia, ambos pertencentes à comarca de Olímpia. 
    No Fórum da cidade circulam, em média, 350 pessoas por dia, trabalham 170 funcionários e estão em andamento aproximadamente 100 mil processos. A comarca possui três varas cíveis, duas criminais, uma vara do Juizado Especial Cível e Criminal e um Anexo Fiscal.
    Também estiveram presentes na solenidade os desembargadores Fábio de Oliveira Quadros e Antonio Raphael Silva Salvador; os juízes da comarca de Barretos, Renata Rosa de Oliveira, Carlos Fakiani Macatti, Mônica Senise Ferreira de Camargo e Luiz Antonio Dela Marta; o juiz diretor do Fórum de Bebedouro, Neyton Fantoni Júnior; o juiz diretor do Fórum de Monte Azul Paulista, Fábio Fernandes Lima; o juiz Hélio Benedini Ravagnani, representando a juíza diretora do Fórum de Olímpia, Gláucia Véspoli dos Santos Ramos de Oliveira; o juiz diretor do Fórum de Viradouro, Hélio Alberto de Oliveira Serra e Navarro; a deputada federal Luciana de Almeida Costa; o presidente da Câmara Municipal de Barretos, vereador Ezisto Hélio Fernandes Césari; os vereadores Otávio Alves Garcia e Paulo Henrique Corrêa;  os promotores de Justiça Flávio Okamoto, José Ademir Campos Borges e Fernando Célio de Brito Nogueira; o tenente coronel PM Luiz Cláudio Galvão, comandante do 33º BPM/I; o presidente da 7ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil, Júlio Eduardo Addad Sâmara; o assessor parlamentar Carlos Roberto de Aquino, representando o senador Romeu Tuma; o diretor da Rede Vida de Televisão, João Monteiro de Barros Filho; o presidente da Academia Barretense de Cultura, Cleuris Adalberto Coltri; e o vice-presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas e coordenador de Saúde Bucal de Barretos, Paulo Fernando Muzetti Ferreira.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP