Secretário municipal da Cultura realiza conferência na Academia Paulista de Letras
O secretário municipal da Cultura, Carlos Augusto Calil ministrou nesta quinta-feira (26/6) uma conferência sobre o tema “Cinema e Literatura”. O evento foi realizado na Academia Paulista de Letras, no Largo do Arouche, centro da capital.
Além de Carlos Calil, compuseram a mesa da conferência o presidente da Academia Paulista de Letras, desembargador José Renato Nalini, e a escritora Lygia Fagundes Telles, ocupante da cadeira 28 da Academia.
De acordo com o secretário, “o cinema é hoje uma atividade que faz parte de um conglomerado que integra internet, televisão e literatura, mas há tempos deixou de ter independência”.
Ainda segundo Carlos Augusto Calil, o cinema brasileiro “perdeu o bonde” em relação à possibilidade de se tornar uma indústria.
Para o conferencista, o sucesso de público pode levar cineastas brasileiros a ganhar destaque internacional, caso de Walter Salles (“Central do Brasil”), Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”) e, mais recentemente, José Padilha (“Tropa de Elite”).
A conferência contou com a presença, na platéia, de membros da Academia Paulista de Letras, entre eles Walcyr Carrasco (ainda não empossado), Gabriel Chalita, Crodowaldo Pavan, Ignácio de Loyola Brandão, Mário Chamie e Anna Maria Martins.