Comunicação Social

Notícia

Corte paulista tem três novos desembargadores

        Três magistrados tomaram posse hoje (23) como os mais novos desembargadores do Tribunal de Justiça paulista - Francisco Giaquinto, Francisco Eduardo Loureiro e Miguel Marques e Silva. A Corte conta, agora, com 348 desembargadores.
        O evento, realizado no Salão do Júri, teve início com o pronunciamento do desembargador Ademir de Carvalho Benedito, orador em nome do TJSP. “Francisco Giaquinto, Francisco Eduardo Loureiro e Miguel Marques e Silva, três juízes que hoje chegam merecidamente ao cargo de desembargador. É um dia de alegria. O tribunal ganha muito com a chegada deles.”
        Após traçar um perfil dos novos desembargadores, Ademir Benedito os parabenizou e lhes desejou sorte. “O TJSP se engrandece com a chegada de vossas excelências. Sejam felizes e que Deus os abençoe nos julgamentos e na vida.”
        O desembargador Miguel Marques e Silva falou da alegria em tomar posse. Para ele, “é uma grande honra e motivo de muito orgulho alcançar o cargo em que agora tomo posse. Tudo farei para continuar aplicando decisões justas, com a ajuda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida”.
        Para o desembargador Francisco Eduardo Loureiro, a assunção do novo cargo traz responsabilidades ainda maiores. “É uma honra e uma distinção tomar posse hoje, nesta corte, principalmente pelas mãos do presidente José Roberto Bedran. Hoje, o maior desafio de todo juiz de São Paulo é conciliar o volume brutal de trabalho, sem prejudicar a qualidade das decisões.”
        O outro desembargador que tomou posse, Francisco Giaquinto, agradeceu aos familiares e a todos que o auxiliaram durante a carreira. “O ato solene de hoje é mais que um ato de posse para mim. É um ato de conquista. Agradeço a Deus por estar vivenciando este momento e peço que Ele me ilumine.”
        Ao encerrar a solenidade, o presidente do TJSP, desembargador José Roberto Bedran, falou da importância da posse dos novos desembargadores para a Corte. “O TJSP está a viver outro dia de gala ao receber os novos integrantes. A mim, só cabe parabenizá-los e desejar-lhes sucesso nesta árdua tarefa. A todos os empossados, desejo toda a sorte de felicidade e sucesso nessa nova missão.”
        À solenidade estiveram presentes o vice-presidente do TJSP, desembargador José Santana; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal; o decano do TJSP, desembargador José Geraldo Barreto Fonseca; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Walter de Almeida Guilherme, representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura; o subprocurador-geral de Justiça, Francisco Stella Júnior, representando o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo; o defensor público coordenador do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, Pedro Giberti, representando a defensora-pública-geral do Estado de São Paulo; o corregedor-geral do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Orlando Geraldi, representando o presidente; a secretária de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Souza Arruda; o secretário-adjunto, Arnaldo Hossepian, representando o secretário de Estado da Segurança Publica;  o desembargador Sérgio Antonio Ribas, representando o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP;  o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, desembargador José Roberto Neves Amorim; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, Fernando Antonio Maia da Cunha; o presidente da Seção de Direito Público do TJSP, Luis Antonio Ganzerla;  o presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Alceu Penteado Navarro; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Henrique Nelson Calandra; o presidente da Academia Paulista de Magistrados; desembargador Heraldo de Oliveira Silva; a presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Associação Paulista de Magistrados, Zélia Maria Antunes Alves; o secretário executivo do Colégio Permanente de Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura, desembargador Luiz Edmundo Marrey Uint, representando o presidente; o presidente do Instituto Paulista de Magistrados, Jayme Martins de Oliveira Neto; o delegado-geral de polícia do Estado de São Paulo, Marcos Carneiro Lima; o advogado, Orlando Bortolai Júnior, representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo; o procurador, Sebastião Rocha, representando o presidente da Câmara Municipal de São Paulo; o comandante do Policiamento de Trânsito da capital, coronel PM Hervando Luiz Velozo; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Renato Cerqueira Campos; o presidente do Tribunal de Justiça Desportivo do Estado de São Paulo, Ronaldo Botelho Piacente.

        Currículos

        Francisco Giaquinto - Nasceu em 22 de outubro de 1957, na cidade de Osasco, graduando-se pela Faculdade de Direito de Osasco (turma de 1982). Ingressou na Magistratura em 22-3-85, na 19ª Circunscrição Judiciária, com sede em Sorocaba, assumindo depois, a 4ª Circunscrição Judiciária, com sede em Osasco. Após trabalhar nas comarcas de Cananeia e Ibiúna, passou pela 4ª Vara Cível de Osasco e pela 3ª Vara Cível do Foro Regional de Santo Amaro, até assumir o cargo de juiz substituto em 2º grau em 29-9-05. Foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade, por ato de 3-8-11.

    Francisco Eduardo Loureiro - Nascido na capital paulista em 1º de janeiro de 1959, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1982. Assumiu como juiz substituto em 4-11-85, nomeado para a 3ª Circunscrição Judiciária, com sede na Comarca de Santo André. Judicou nas comarcas de Cândido Mota, Franco da Rocha, na 2ª Vara Criminal do Foro Regional de Pinheiros e na 3ª Vara Cível Central da Capital, assumindo como juiz substituto em 2º grau em 9-6-05. Foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de merecimento, por ato de 3-8-11.

    Miguel Marques e Silva -  Paulista de Rancharia, nasceu em 24 de julho de 1949, formando-se pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), turma de 1977. Ingressou na Magistratura em 20-6-86, sendo nomeado para a 7ª Circunscrição Judiciária, com sede em Moji Mirim. Trabalhou também na 2ª Circunscrição Judiciária, com sede em São Bernardo do Campo, além das comarcas de Lorena e Penápolis, da 1ª Vara Cível do Foro Regional de São Miguel Paulista e da 10ª Vara Criminal Central, assumindo como juiz substituto em 2º grau em 9-6-05. Promovido a desembargador pelo critério de merecimento, por ato de 3-8-11.

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / DS (fotos)    
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP