Comunicação Social

Notícia

TJSP participa de Seminário Internacional de Direito Constitucional

        O Tribunal de Justiça de São Paulo, representado pelo presidente José Roberto Bedran, vice-presidente José Santana e corregedor-geral da Justiça Maurício Vidigal, participou hoje (19) da abertura do Seminário Internacional de Direito Constitucional, no Espaço Sociocultural do Centro de Integração Empresa-Escola, promovido pelo Instituto dos Advogados de São Paulo, Consulado Geral dos Estados Unidos da América e TJSP. Ao som da Camerata da Polícia Militar de São Paulo, os presentes ouviram os Hinos Nacionais brasileiro, norte-americano e português.
        Na abertura do seminário – coordenado pela desembargadora Maria Cristina Zucchi – um espaço foi aberto para que a Associação Internacional das Mulheres Juízas inaugurasse em São Paulo o Capítulo Brasileiro da entidade, aqui presidido pela desembargadora Zucchi. A associação reúne quatro mil juízas em 102 países – todos, já que há homens também – na luta para assegurar às mulheres os direitos universais. 
        Maria Cristina Zucchi fez uma apresentação com os substratos básicos sobre a súmula vinculante, desde o seu nascedouro à época do ministro Vitor Nunes Leal, enquanto as 32 súmulas vigentes até o momento eram projetadas para uma plateia em tela que lotou o teatro do CIEE.
        Para o presidente do Bedran, o TJSP se sentia muito honrado em participar de evento que “nos trará ensinamentos preciosos do direito comparado dos estados Unidos, Portugal e Brasil”. Referindo-se às sumulas, o presidente disse que elas trazem o princípio constitucional da razoável duração do processo, dando celeridade aos conflitos que são levados aos tribunais.
        A mesa condutora dos trabalhos contou com as presenças do presidente-executivo do Centro de Integração Empresa-Escola Luiz Gonzaga Bertelli; da presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), Ivette Senise Ferreira; o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Roberto Bedran; o vice-presidente do TJSP, José Santana; o corregedor-geral da Justiça, Maurício da Costa Carvalho Vidigal; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Walter de Almeida Guilherme; a diretora-executiva da Associação Internacional das Mulheres Juízas dos Estados Unidos, juíza Joan Winship; o cônsul dos Estados Unidos TJ Dowling; a presidente  da Comissão de Estudos de Direito Constitucional do Iasp, Maria Cristina Zucchi; o magnífico reitor da Universidade Samford, juiz John Carroll e a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, representando o governador. Entre os presentes, o ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Roberto Antonio Vallim Bellocchi; a diretora adjunta da OAB SP, Tallulah Kobayashi Andrade Carvalho, representando o presidente; a procuradora do Estado Mariangela Sarrubbo representando o procurador-geral do Estado; integrantes do Poder Judiciário, advogados, professores e alunos.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP