TJSP instala Unidade Avançada em Tapiratiba
O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou na última sexta-feira (13/6), a Unidade Avançada de Atendimento Judiciário de Tapiratiba, a 300 Km da capital. A Unidade Avançada funcionará diariamente, das 8h às 17h, na praça Dona Esméria Ribeiro do Valle Figueiredo nº 420, Centro. Tapiratiba pertence à comarca de Caconde, que integra a 43ª Circunscrição Judiciária.
O presidente do TJSP, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, foi representado na solenidade pelo desembargador Cristiano Ferreira Leite, para quem, “essa instalação vai possibilitar um grande desafogo não só no judiciário, mas principalmente para a população, que vai ser prontamente atendida, evitando que a comunidade se desloque a outra cidade para solucionar seus conflitos, o que acontecerá somente nos casos mais graves”.
As Unidades Avançadas são postos de atendimento do Judiciário, localizados em bairros, distritos e municípios distantes dos fóruns e juizados. O objetivo da iniciativa é ampliar e facilitar o acesso da população à Justiça. A instalação da Unidade Avançada na cidade só foi possível graças a um convênio entre o TJSP e a prefeitura.
O prefeito de Tapiratiba, João Carlos de Oliveira, disse estar satisfeito com a instalação da Unidade Avançada em sua cidade. “Hoje, estamos dando um passo à frente no sentido de fazer com que todas as pessoas que moram nessa cidade possam conhecer melhor os seus direitos. Estamos fortalecendo nossa comunidade com a sabedoria das leis e da justiça”.
O juiz diretor do Fórum de Caconde, Vladimir José Massaro, ressaltou que em 1989, quando assumiu a comarca, a cidade tinha um acervo de 910 processos em andamento. Já em dezembro de 2007, Caconde registrou um total de 9417 feitos em andamento. “A instalação dessa Unidade Avançada vai beneficiar a população desta querida cidade, a fim de que mais e mais pessoas possam resolver com facilidade, com o mínimo de gastos possível, seus conflitos de interesse. Trabalharemos aqui tentando sempre conciliar as pessoas, pois a decisão do juiz, por mais perfeita tecnicamente, nunca fará uma justiça tão perfeita quanto aquela que as próprias partes executam”, afirmou o juiz.
Após o evento, o desembargador Cristiano Ferreira Leite seguiu para a cidade de Caconde, acompanhado pelo juiz diretor do fórum e pelo prefeito dessa cidade, Antonio Carlos de Faria, a fim de visitar a comunidade e conhecer o fórum local.
Também estiveram presentes à cerimônia o prefeito municipal de Tapiratiba, João Carlos de Oliveira; presidente da Câmara Municipal, José Renato Araújo; juiz de Direito diretor do Fórum da Comarca de Caconde, Vladimir José Massaro; juiz de Direito diretor do Fórum da Comarca de São José do Rio Pardo, André Antonio da Silveira Alcântara; promotor de Justiça da Comarca de Caconde, Marcelo Sperandio Felipe; delegado de Polícia titular de Tapiratiba, João Delfino de Souza; presidente da 184ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Secção São Paulo, José Adalto Remédio; prefeito municipal de Caconde, Antonio Carlos de Faria; comandante do 1º Grupamento de Polícia Militar de Tapiratiba, 3º Sargento PM Vladimir do Prado Cambraia; vereador do município de Tapiratiba, Fabiano de Aquino Frigo, representando o deputado federal Milton Monti; vereadores do município de Tapiratiba, Luiz Antonio Peres e Silvio Batista Dias; assessor parlamentar do deputado federal Silvio Torres, Hélio Escudeiro; assessor de gabinete, Edjalma de Lima Vala, representando o secretário de Estado de Gestão Pública; e o assessor jurídico da prefeitura municipal de São José do Rio Pardo, Paulo Sérgio Herculano, representando o prefeito.